Com base no EV. E se o Opel Astra voltasse a contar com uma versão GSI?

Embora, para já, não passe de rumor, notícias avançam que a Opel pode estar a trabalhar numa versão GSI do novo e futuro Astra EV.

Embora, para já, não passe de um rumor, a possibilidade começou já a agitar os fãs, tanto da marca de Russelsheim, como do próprio modelo: a Opel pode estar a trabalhar numa versão 100% elétrica (EV) do Astra, mas de posicionamento mais desportivo, tipo GSI, e capaz de rivalizar com o aguardado Volkswagen ID.3 GTX.

Em comercialização nos mercados europeus desde novembro último e com a promessa entretanto divulgada de contar com uma versão 100% elétrica, já a partir do próximo ano, a atual sexta geração do Opel Astra pode, afinal vir a contar, igualmente, com uma versão mais "picante", que poder ser também uma espécie de sucessora natural dos antigos GSI. Ou, até mesmo, dos "radicais" Opel Performance Center, ou OPC.

Embora, nesta nova realidade, movida, ao que tudo indica, a propulsão exclusivamente elétrica, este novo Astra GSI será, ele próprio, uma variante mais apurada do futuro Astra EV, que está a ser desenvolvido com base na plataforma EMP2 V3, e que tanto pode receber modelos equipados com motores de combustão, como híbridos plug-in, ou até mesmo elétricos a bateria.

O novo Opel Astra
O novo Opel Astra

De resto, o primeiro sinal de que um Opel Astra EV tipo GSI pode estar a caminho, foi dado numa entrevista à britânica TopGear, pelo responsável de design da Opel, Mark Adams.

"Sim, é verdade, estamos a trabalhar numa série de coisas que não estão muito distantes de se tornarem realidade, sendo também nessa direcção que vamos seguir", afirmou Adams, sem, no entanto, entrar em muitos detalhes. Acrescentando, apenas, que, "existe uma linha ténue que permite a um produto ser visto como desportivo e dinâmico, sendo isso visto como um atributo positivo".

LEIA TAMBÉM
Novo Astra. É um Opel e não engana

Contudo, "também não queremos ser vistos como uma marca dura e agressiva, pelo que, é preciso encontrar esse ponto ideal, sendo que, nós, designers, temos, definitivamente, de pensar nessa linha mais suave", concluiu.

O exemplo ID.3 GTX

A ajudar a justificar o lançamento de uma versão de cariz mais desportiva do Astra, surge, por exemplo, o facto da rival Volkswagen estar já a preparar uma variante mais "raçuda" do elétrico Volkswagen ID.3, denominada GTX. A qual deverá receber a versão de dois motores elétricos já conhecida do ID.4 e ID.5, que, na versão com esse mesmo nome, anuncia uma potência máxima de 299 cv e um binário máximo de 460 Nm.

O Volkswagen ID.3 GTX com o CEO da marca, Ralf Brandstätter, ao volante
O Volkswagen ID.3 GTX com o CEO da marca, Ralf Brandstätter, ao volante

Com estes atributos, o ID.3 GTX deverá ser capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos.