A Opel acaba de dar início ao período de encomendas da nova geração Astra, proposta em carroçaria de cinco portas. E que, estreando uma versão híbrida, surge disponível com preços a partir de 25.600 Euros.
Modelo já com 30 anos de percurso comercial, o Opel Astra apresenta-se, nesta nova geração e pela primeira vez, com uma motorização híbrida plug-in, além dos mais tradicionais motores a gasolina e turbodiesel.
Assim e no topo da oferta, o novo Astra propõe uma motorização híbrida de carregamento em tomada, composta por um motor a gasolina 1.6 Turbo de 150 cv e um motor elétrico, ambos geridos por uma transmissão automática de oito velocidades, a enviar a potência exclusivamente para as rodas da frente.
Propondo, com os dois motores, uma potência máxima combinada de 180 cv e um binário máximo de 360 Nm, o Astra PHEV, comercialmente denominado de Hybrid, anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos, assim como uma velocidade máxima de 225 km/h, limitada electronicamente. Sendo que os consumos oficiais surgem fixados entre os 1,3 -1,1 l/100 km, com emissões de CO2 de 24 g/km, ambos segundo a norma WLTP.
LEIA TAMBÉM
À venda no Outono com PHEV. Novo Opel Astra mostra-se em pleno
Por outro lado e garantira possibilidade de utilização em modo exclusivamente elétrico, uma bateria de 12,4 kWh, capaz de garantir uma autonomia, sem pinga de gasolina, de 60 quilómetros.
A par desta motorização PHEV, a disponibilização de uma opção exclusivamente a gasolina, 1.2 Turbo de injecção directa, conjugado com caixa manual de seis velocidades, a propor 130 cv de potência e 230 Nm de binário, mas também um consumo entre os 6,4 e 5,3 l/100 km, e emissões entre as 124 e 123 g/km. Já com a opcional caixa automática de oito velocidades, consumos 0,1 litros mais elevados, com emissões de 127 g/km.
Finalmente e como alternativa Diesel, um quatro cilindros 1.5 turbodiesel de 130 cv e 300 Nm de binário às 1.750 rpm, que, conjugado com caixa manual de seis velocidades, propõe consumos de 5,1-4,2 l/100 km e emissões de 114 g/km. Ou, então, de 5,2-43 l/100 km e 118-117 g/km, quando com caixa automática de oito velocidades.
Equipamento de série completo
Conjuntamente com esta oferta abrangente de motores, a promessa, neste novo Astra, de um equipamento de série bastante completo, logo a partir da versão de entrada, e do qual fazem parte as jantes de liga leve, o ar condicionado automático, a ignição sem chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED com comutação automática médios-máximos, assistência ao arranque em planos inclinados e travão de estacionamento elétrico, entre outros. Já os novos dispositivos de infoentretenimento, são compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, dispensando ligação por cabo, ao mesmo tempo que, todos os Opel Astra surgem equipados com o Pure Panel mais completo, ou seja, com dois grandes ecrãs policromáticos de 10 polegadas.
Já no domínio da sistemas de assistência à condução e de segurança, a presença de sistemas como o alerta de desvio de faixa com correção automática de direção, travagem automática de emergência, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade inteligente e deteção de cansaço do condutor.
A partir de 25.600€
Nesta fase de lançamento no mercado disponível apenas na variante hatchback - a carrinha Astra Sports Tourer chegará um pouco depois -, o novo Opel Astra está disponível em Portugal para encomendas com preços a partir de 25.600. Valor pedido pela versão base com motor a gasolina 1.2 Turbo 130 cv Business, ao passo que, com motorização Diesel 1.5 Turbo também de 130 cv, começa nos 29.100€.
Subindo um patamar no nível de equipamento, para o Elegance, 1.2 Turbo a partir de 28.450€ e 1.5 Turbo D a começar nos 31.950€, com a opção pela caixa automática a representar um acréscimo, no primeiro caso, de 2.250€, e no segundo, de 3.070€
Já com o nível de equipamento GS Line, 1.2 Turbo a iniciar-se nos 30.800€ e 1.5 Turbo D a arrancar nos 34.300€, com a caixa automática a custar, respectivamente, 2.250€ e 2.070€.
Finalmente e no que diz respeito à motorização híbrida plug-in, a disponibilização da versão Business a partir de 37.300€, do Elegance por 39.950€, e do GS Line por 42.300€.