Opel revela primeiras imagens do Astra Electric

A Opel vai reforçar a sua gama de veículos elétricos com o Astra Electric e o Astra Sports Tourer Electric e já revelou as primeiras imagens

A Opel vai reforçar a sua gama de veículos elétricos com o Astra Electric e o Astra Sports Tourer Electric e já revelou as primeiras imagens, assim como os valores relativos à potência e à autonomia.

A Opel vai reforçar a sua oferta de veículos elétricos no início do próximo ano com o lançamento do Astra Electric e do Astra Sports Tourer Electric. Visualmente são quase idênticos às versões de combustão, mas recebem a linha motriz elétrica já disponível no Peugeot e-308.

No capítulo da motorização, os novos veículos elétricos da Opel vêm equipados com um único motor elétrico, instalado à frente, que desenvolve uma potência de 156 cv e um binário de 270 Nm. Embora o valor da potência seja igual ao do Peugeot e-308 e e-308 SW, o binário aumento 10 Nm, o que não deixa de ser curioso, já que o posicionamento da Opel está abaixo da Peugeot no portefólio de marcas da Stellantis.

Como já é hábito nos modelos da Stellantis, o utilizador tem ao seu dispor três modos de condução - Eco, Normal e Sport - que dão prioridade à autonomia ou às prestações, em função das circunstâncias. A Opel não divulgou os valores relativos à aceleração dos 0 aos 100 km/h, mas a velocidade máxima está limitada a 170 km/h.

A bateria de iões de lítio de 54 kWh oferece uma autonomia de até 416 km, a mesma quer na berlina, quer na carrinha. Com recurso a um carregador rápido de 100 kW é possível recuperar até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos.

Imagem de família

A Opel afirma que a instalação da bateria por baixo da carroçaria não compromete o espaço para passageiros e bagagem. Contudo, a bagageira do Astra Sports Tourer Electric tem um volume útil entre 516 e 1553 litros, enquanto na versão de combustão os valores situam-se entre 608 e 1634 litros.

Visualmente, o Astra Electric é semelhante aos restantes membros da família Astra. As entradas de ar dianteiras e a grelha Opel Vizor foram mantidas e a principal diferença consiste na ausência de saída de escape, assim como a letra "e" na tampa da bagageira, já que a entrada de carregamento está localizada onde se situa o bocal de enchimento das versões de combustão.

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O Astra Electric vem com jantes de liga leve de 18" com acabamento diamantado ou em preto, assim como os pára-choques desportivos do GS Line.

No habitáculo destaque para os os bancos ergonómicos Active Sport, opcionalmente disponíveis em Alcantara, que oferecem aos condutores e passageiros do Astra Electric o mais alto nível de conforto de banco ao melhor estilo Opel. 

Certificados pela Aktion Gesunder Rücken (AGR; Campaign for Healthier Backs), proporcionam um excelente suporte lateral e uma vasta gama de opções de regulação, manuais e elétricas.

Pure Panel

O painel de instrumentos totalmente digital, denominado Pure Panel, com dois grandes ecrãs panorâmicos de 10 polegadas também se destaca no habitáculo. A mais recente geração deste intuitivo interface homem-máquina exibe todas as funções importantes, tais como o estado de carga da bateria ou autonomia, enquanto configurações importantes, tais como o controlo da climatização, podem ainda ser facilmente ajustadas ao toque de um botão. 

O Astra Electric virá juntar-se às versões de combustão e híbridas plug-in que já estão em comercialização. As encomendas arrancam na primavera de 2023 e os preços só serão divulgados mais perto do lançamento.