Opel Astra Electric. Novo capítulo numa história de sucesso

O novo Opel Astra Electric chega a Portugal em novembro com 156 cv e 418 km de autonomia. Os preços ainda não são conhecidos

O Opel Astra Electric chega em novembro, com motor de 156 cv e 418 km de autonomia. A primeira versão 100% elétrica do bestseller da Opel ainda não tem preços definidos, embora seja espectável que estes se situem entre os 45 e os 46 mil euros. E nós já o conduzimos.

Sem alterações visíveis face às versões híbridas ou com motor de combustão, o Opel Astra Electric troca os motores térmicos pela unidade elétrica do Peugeot e-308. Encontra-se instalado no eixo dianteiro e desenvolve 156 cv e 270 Nm de binário.

A frente segue a linha de design da gama GSE

Os 17 módulos da bateria foram dispersos sob o piso para minimizar o impacto na capacidade da mala, que oferece 352 litros. Para além de ajudar a baixar o centro de gravidade, a bateria aumenta a rigidez torsional em 31% face aos restantes modelos da gama Astra.

Até 418 km de autonomia

Com 54 kWh de capacidade, a bateria de iões de lítio promete 418 km de autonomia. A capacidade de receber até 100 kW em corrente contínua permite repor 80% da carga em meia hora. O carregador interno tem 11 kW.

Os modos de condução seguem os patamares tradicionais (Eco, Normal e Sport), com a particularidade da velocidade máxima ser sempre de 170 km/h. O arranque até aos 100 km/h é feito em 9,2 segundos.

Óticas LED de série no Opel Astra Electric
As óticas Intelli-Lux LED Pixel são de série

Conduzimos o novo Opel Astra Electric em Berlin, num trajeto maioritariamente urbano. Refinada como todos os elétricos, a mais recente derivação Astra é perfeita para a cidade, onde é fácil conseguir médias na ordem dos 11 kWh/100 km.

Equipamento completo

A autoestrada altera os consumos, mas não o suficiente para considerar irrealista a média oficial de 14,8 kWh/100 km. Pela mesma ordem de razão não há motivos para desconfiar da autonomia anunciada.

O novo Opel Astra Electric chega a Portugal em novembro, sendo necessário esperar até ao início de 2024 para conhecer a carrinha elétrica. Ao contrário dos preços, o equipamento já está definido e é bastante completo.

Interior do Opel Astra Electric
O interior é igual ao da restante gama Opel

Não faltam jantes de 18'', iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel, cruise control adaptativo com função de stop&go e câmara Intelli Vision de 360 graus. Estes sistemas podem ser operados a partir do Pure Panel Pro, o sistema operativo conhecido da gama Astra.