A oitava geração do Porsche 911 deve chegar em 2019, acolhendo alterações no chassis e nos motores, onde deixam de existir versões sem turboalimentação. Destaque para o imenso salto na potência dos 911 Turbo e para a introdução de um 911 híbrido, em 2020. A Porsche continua a desenvolver a geração 992 do seu mítico desportivo, o 911. Este oitavo ciclo na vida do modelo começa a ser desvendado, em informações exclusivas da Autocar, poucos dias após a apresentação do atual
911 GT3 RS, que poderá vir a ser o derradeiro 911 de produção em série apresentado com motor atmosférico. Isto porque, entre as muitas novidades que já circulam, uma das principais aponta para a utilização exclusiva de motores turbo, além da chegada de um 911 híbrido. Veja agora as informações que estão a ser divulgadas sobre o modelo, que chega em 2019. O responsável pelo desenvolvimento da oitava geração do Porsche 911, August Achleitner, já deixou um primeiro comentário ao futuro 911-992, prometendo que "ele será o melhor de sempre". E apesar da esperada introdução de capacidades autónomas, através de assistências como a manutenção em faixa, este membro descansou a legião de fãs do desportivo. Para tal recordou que "o 911 terá sempre um volante" e ainda que este "será um dos últimos modelos a ser conduzido autonomamente". Sobre a eletrificação demonstra, no entanto, uma mudança de posição. "Há dois anos teria dito 'de maneira nenhuma'. Hoje já não posso categoricamente excluir" essa possibilidade.
Fabrico e Design
A plataforma MMB deve ser alterada para a oitava geração do 911, aumentando a utilização de aços de alta resistência e de alumínio para reduzir o peso. Ela deve ser também ficar ligeiramente mais larga, o que poderá tornar maiores os arcos das rodas traseiras, como a foto da traseira que apresentamos (colocada no instagram e depois eliminada) antevê. Esta alteração terá impacto tanto nas performances, com maior estabilidade a alta velocidade, como no conforto, já que aumentará o espaço para os passageiros dos lugares posteriores. Em termos de design, e sem que as icónicas formas do cinquentenário 911 sejam modificadas, existem algumas alterações, especialmente as que já referimos na traseira. Aqui surge também uma faixa contínua para toda a iluminação, em mais uma das novidades que a foto do Instagram revelou. A aerodinâmica terá igualmente impacto no estilo do modelo, esperando-se uma asa ativa totalmente retrátil na retaguarda e existindo ainda a possibilidade de ser incluído um spoiler ativo na dianteira, duas soluções para a oitava geração do Porsche 911 gerar mais downforce. Para o habitáculo existem já algumas pistas nas novas evoluções dos
Cayenne e
Panamera, especialmente na organização visual dos elementos. Isto significa um estilo com contornos similares ao Audi Virtual Cockpit, numa sinergia entre marcas do Grupo VW, mas com a grande diferença de continuar existir instrumentação analógica central com o conta-rotações, que é ladeado pelos ecrãs digitais.
Motores
A exclusão dos motores atmosféricos de toda a gama deve ser uma realidade na oitava geração do 911. Para os mais frugais Carrera deve existir um aumento de potência até 20cv nas diversas variantes, incluindo os Targa que se devem manter na oferta. Mas a grande novidade é a introdução, em 2020, de um 911 híbrido, para cumprir as regras de emissões, que contará com uma combinação entre o motor boxer de seis cilindros e um propulsor elétrico. A potência ainda não é conhecida, mas espera-se uma reduzida autonomia sem emissões poluentes e ainda uma função 'Boost' para aumentar as performances. Nos Turbo S deve ser introduzida uma evolução do atual bloco de 3.8L. Acolhendo novidades estreadas com o poderoso
911 GT2 RS, o modelo tornar-se num rival direto do Ferrari 488 GTB (como o
911 de 700cv é para o novo
Ferrari 488 Pista), já que a potência vai subir 50cv. Isto significa um total de 630cv, o que significa um patamar 30cv acima do adversário transalpino. Também o Porsche 911 Turbo beneficia desta alteração, com um upgrade para perto dos 600cv. Isto deve permitir a este modelo cumprir pela primeira vez a aceleração até aos 100km/h num tempo abaixo dos 3.0 segundos , enquanto no 911 Turbo S o atual registo dos 2,9 segundos para os 0-100km/h deve ser também melhorado.
Fonte: Autocar