Conta-quilómetros ou odómetro. Saiba se foi ou não alterado

O odómetro ou conta-quilómetros tem a função de fazer a medição da distância de uma viatura pelo que será conveniente saber se foi alterado.

O odómetro ou conta-quilómetros tem a função de fazer a medição da distância de uma viatura e pode dar uma primeira imagem da sua "saúde", pelo que será conveniente saber se aquele dispositivo terá sido alterado.

Nestes tempos de preços elevados dos automóveis, muitos proprietários poderão quer utilizar as viaturas atuais durante mais tempo do que as anteriores. Se todas as manutenções forem efetuadas segundo o plano dos construtores, os veículos podem durar, em média, cerca de 12 anos ou mesmo mais. 

Aliás, segundo um relatório da ACAP - Associação Automóvel de Portugal, a idade média do parque circulante de passageiros tem mesmo vindo a aumentar nos últimos anos: no final de 2021 era de 13,5 anos contra 12,8 anos em 2019. 

Quando se quer conhecer a vida útil remanescente de um automóvel, a primeira informação transmitida está no número que aparece no conta-quilómetros ou odómetro.

As pessoas têm a perceção de que a quilometragem de um automóvel é a melhor medida para avaliar a sua fiabilidade. Contudo, esta perceção não inteiramente correta, já que a vida útil de um automóvel não é determinada pelo número de quilómetros percorridos.

Odómetro: o que é e para que serve

Vulgarmente conhecido como conta-quilómetros. o odómetro é um dispositivo utilizado para fazer a medição da distância percorrida pelo automóvel. A designação odómetro é uma derivação de duas palavras gregas que significam caminho e medida.

A função do odómetro é disponibilizar a informação acerca da distância percorrida por um automóvel. Quando se conhece essa informação é possível antecipar o grau de intensidade do trabalho a que foi sujeito. 

LEIA TAMBÉM
Revisão do carro. Cinco dicas para que não tenha de pagar a mais

Ver a informação do odómetro é muito importante porque pode ser uma referência da utilização do automóvel na altura da aquisição em estado de semi-novo ou usado.

O odómetro está localizado atrás do volante, no painel de instrumentos e normalmente está junto ao velocímetro, ao lado ou na parte inferior, dependendo do fabricante do automóvel. Este dispositivo pode ser mecânico ou digital.

Diferença entre velocímetro e odómetro 

O velocímetro é um instrumento utilizado para medir a velocidade de um automóvel num determinado momento, enquanto o odómetro serve para medir a distância efetuada pelo veículo.

Relativamente às diferenças entre um odómetro mecânico e um digital, o primeiro possui várias engrenagens. Cada dente representa um digito numérico. Os dentes giram de acordo com a rotação das rodas através de um mecanismo de acionamento e de um cabo. 

Ps odómetros digitais distinguem-se dos mecânicos porque incorporam um chip para rastrear a distância percorrida. A informação é transmitida digitalmente em quilómetros ou milhas. A esmagadora maioria dos automóveis também possuem um medidor da distância percorrida num determinado trajeto, o odómetro ou conta-quilómetros parcial.

Os odómetros digitais dependem da eletrónica para calcular a distância percorrida de forma segura. Estão dotados com uma engrenagem especial para alterar o contador do painel de instrumentos, mas em vez de um cabo possuem um sensor magnético para monitorizar a quantidade de rotações da engrenagem na transmissão.

Manipulação do odómetro

A manipulação do odómetro é um tipo de fraude que ocorre quando se altera a contagem original dos quilómetros que um automóvel tem originalmente. Isto é feito para fazer acreditar que o automóvel efetuou menos quilómetros do que os reais, permitindo a um vendedor menos escrupuloso pedir um preço mais elevado pela viatura. Só que esta prática não só é ilegal como também considerada uma fraude.

Uma das formas de confirmar o número real de quilómetros é através do manual de manutenções programadas. Sempre que se leva o automóvel à oficina para uma revisão deve ser registada o valor apresentado no ódometro. 

Além disso, essa informação também consta na ficha de inspeção periódica dos veículos ligeiros de passageiros com idade superior a quatro anos.

Outra forma de saber se o odómetro foi manipulado é através da existência de eventuais interruptores que não parecem pertencer ao painel de bordo. Nalguns modelos existem comandos específicos que permitem a um condutor conhecedor verificar se o odómetro foi manipulado porque aparece o valor real. Mas isso é para quem sabe…