Embora já com um pé na Mobilidade Elétrica, a Skoda não abdica da emoção proporcionada por soluções mais tradicionais, como é o caso do Octavia RS, cuja nova geração acaba de ser desvendada, mantendo não somente as já conhecidas carroçarias de cinco portas e carrinha, como também as motorizações a gasolina e Diesel.
Proposta que é também o topo de gama no modelo, o Skoda Octavia RS surge, na sua versão a gasolina, impulsionado por um quatro cilindros 2.0 TSI a debitar 245 cv de potência e 370 Nm de binário, disponíveis logo a partir das 1.600 rpm e até às 4300 rpm.
Conjugado, de série, com uma transmissão manual de seis velocidades, a qual também pode, no entanto, ser trocada por uma opcional caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades, o novo Skoda Octavia RS consegue uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, ou seja, menos 0,6 segundos que o tempo exigido pela variante híbrida plug-in, Octavia RS iV. Ao mesmo tempo que, a velocidade máxima anunciada, surge limitada nos 250 km/h.
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Quanto à versão Diesel, recorre a um quatro cilindros 2.0 TDI de 200 cv e 400 Nm, neste caso, conjugado, de fábrica, com caixa automática DSG de sete velocidades. Sendo também a única versão que pode receber sistema de tracção integral, opção com a qual o sedan checo consegue, com esta motorização TDI, acelerar até aos 100 km/h em 6,8 segundos.
Independentemente da motorização, todos os Skoda Octavia RS beneficiam do mesmo kit exterior estreado com o RS iV e dado a conhecer no início deste ano, do qual fazem parte pára-choques de desenho RS, grelha frontal e aplicações em preto, além de faróis LED Matrix, luzes de nevoeiro em LED exclusivas, jantes de 18 polegadas e pinças de travagem em vermelho.
Passando ao interior do habitáculo, a predominância do preto, com várias aplicações e pespontos a vermelho, nomeadamente, no tablier, revestido nalgumas zonas a Alcantara, e bancos desportivos, propostos de série. No volante, de três braços e ligeiramente cortado na base, a aplicação do logótipo RS.
Entre o equipamento de série, destaque para a presença de um painel de instrumentos 100% digital e da versão maior do ecrã táctil parte do novo sistema de infoentretenimento, ambos com gráficos RS específicos.
Ainda no capítulo da tecnologia desta nova geração Skoda Octavia, referência obrigatória para o facto de todos os Octavia RS surgirem equipados com direcção de apoio elétrico progressivo, suspensão desportiva com setup específico no eixo traseiro e uma redução da altura ao solo de 15 mm.
igualmente disponível, mas como opcional, surge o Dynamic Chassis Control que adapta a resposta da suspensão ao tipo de condução, sendo que, no caso específico da motorização TSI, é ainda possível englobar um diferencial de escorregamento limitado .
Por saber fica apenas a data de chegada destas novas versões Skoda Octavia aos concessionários, nomeadamente, portugueses, assim como os preços de venda ao público.