O último Toyota Supra A90 tem um preço de arregalar os olhos

O Supra A90 Final Edition é a derradeira versão do desportivo da Toyota, com uma produção limitada a 300 unidades. O preço, como não podia deixar de ser, condiz com a exclusividade do modelo. Consegue adivinhá-lo?

O Toyota Supra A90 Final Edition é uma edição especial que assinala o encerramento da quinta geração do icónico desportivo.

Debaixo do capô, está uma versão melhorada do B58, o já conhecido motor seis cilindros em linha de origem BMW, aqui a debitar 435 cv e 570 Nm de binário – um aumento considerável face aos 340 cv e 500 Nm da versão regular.

A acompanhar este reforço de potência, a marca japonesa acrescentou uma suspensão ajustável da KW, um sistema de travagem melhorado da Brembo e um sistema de escape em titânico da Akrapovič.

No exterior, o Final Edition destaca-se pelas jantes exclusivas de 19” polegadas e todo um conjunto de apêndices em fibra de carbono.

O interior também recebeu atenção especial, com bancos desportivos Recaro em Alcantara, assim como diversos apontamentos em fibra de carbono.

Produção dividida

Este novo modelo está disponível apenas para o Japão e Europa, com uma produção limitada a 300 unidades.

Recentemente, a Toyota anunciou que a produção será dividida equitativamente entre o mercado europeu e o nipónico, sendo que cada região receberá 150 unidades.

No Japão, o desportivo custa 15 milhões de ienes, o que equivale a 93 mil euros, à taxa de câmbio atual. Além disso, os clientes japoneses têm de participar numa lotaria para ganhar o direito a comprar um.

O preço europeu surpreendente

Com uma produção tão limitada e apenas destinada a dois mercados, é impossível não reconhecer a exclusividade do Toyota Supra A90 Final Edition.

Por outro lado e tendo em conta os regulamentos de emissões cada vez mais rigorosos na Europa, não sabemos se haverá mais algum desportivo como este.

No entanto, na Europa, o ponto mais “controverso” desta edição limitada é o preço. Na Alemanha, a edição especial custa 142.800 euros, quase o dobro do preço pedido pelo modelo regular de seis cilindros, que começa nos 73 mil euros.

Em França, o preço é ainda mais alto, estando situado nos 144 mil euros. E, para além disso, os clientes franceses têm de participar num sorteio para ganhar o direito a comprar o veículo, tal como acontece com os clientes japoneses.

Apenas para efeitos de comparação, vale a pena recordar que, no mercado nacional, um BMW M4 Competition M xDrive Cabrio começa nos 141.700 euros. Se tivermos em consideração o mercado de usados, o mesmo dinheiro pode comprar um Porsche 911 ou um Audi R8 V10.

Assim e embora o preço para o mercado português ainda não tenha sido anunciado, tomando em linha de conta o valor de entrada do Supra A90 Final Edition na Alemanha e França, uma coisa parece certa: o preço deste exclusivo Toyota em Portugal não deverá ficar muito longe!