Com as encomendas a correrem a bom ritmo, as primeiras unidades do Hyundai Ioniq 5 devem chegar aos concessionários do construtor coreano ainda durante o mês de julho.
Ao contrário de outros mercados, Portugal vai contar apenas com a versão de tração traseira, com motor de 217 cv e bateria de 72,6 kWh. A autonomia varia entre os 481 km em circuito misto e os 692 km em cidade.
A tecnologia de 800 V da bateria permite repor de 10% a 80% da capacidade em apenas 18 minutos. Mais rápido que encontrar um carregador de corrente contínua com 350 kW.
Proposto por 50 990 €, o Hyundai Ioniq 5 é mais do que "mais um automóvel elétrico". A Hyundai aproveitou ao máximo os três metros de distância entre eixos para criar um interior desafogado, pleno de soluções funcionais e inovadoras.
Bancos dianteiros que reclinam como os da classe executiva nos voos de longo curso, consola central móvel, possibilidade de carregar outros automóveis elétricos (opção Plug & Power por mais 500 €) ou bagageira com mais de 500 litros são algumas das curiosidades do novo Hyundai Ioniq 5. A utilização de materiais reciclados ou provenientes de origens sustentáveis reforça o posicionamento responsável deste elétrico.
Espaço para todos
A meio caminho entre o crossover e o compacto, o Hyundai Ioniq senta o condutor numa posição elevada. A visibilidade é boa, mas o ajuste do banco e do volante não foi dos mais intuitivos. Dois ecrãs de 12'' apresentam a informação necessária à condução e o entretenimento. O condutor dispõe ainda de um completo head-up display com realidade aumentada.
Num design de interior minimalista e elegante, o satélite do seletor da direção de marcha parece um acrescento de última hora à coluna de direção. Eco, Normal e Sport. A cada modo de condução corresponde um grafismo específico do painel de instrumentos digital. Em nenhum aparecem ponteiros ou escalas circulares, o que representa uma boa alternativa às soluções tradicionais.
Confortável e filtrado como todos os elétricos, o Hyundai Ioniq 5 nem parece circular sobre jantes de 20''. Mantém os ruídos e vibrações exteriores no respetivo lugar, proporcionando muitos quilómetros de descontração. Com médias de consumo energético na casa dos 17 kWh/100 km nem é preciso conviver com a ansiedade da autonomia.