Bosch expande gama de sensores para gases de escape

Especialista nos sensores para gases de escape, a Bosch apresentou novidades nesta gama com cobertura quase total do parque automóvel europeu

A gama de sensores para gases de escape Bosch inclui cinco famílias de produtos, a que se junta todo o apoio fornecido para garantir o bom funcionamento do sistema Denoxtronic

Com a exigência crescente no tratamento dos gases de escape, tanto nos modelos novos como para aqueles já no mercado e equipados com estas tecnologias, a Bosch continua a aumentar a sua gama de sensores para gases de escape. Destaca-se, por isso, a expansão na oferta de sensores de temperatura e de NOx (óxidos de nitrogénio), que complementam a gama onde se incluem também as sondas lambda, sensores de partículas e de pressão diferencial.

É destacada a eficácia obtida no tratamento dos gases de escape através da combinação destes componentes com o sistema Denoxtronic, a tecnologia de redução de impacto ambiental nos gases emitidos pelos motores de combustão. Algo para que contribui a vasta experiência do gigante germânico do aftermarket automóvel. Isso também é obtido através da integração destes sensores de gases de escape Bosch nos sistemas de dignóstico, permitindo a equipamentos como o KTS da Bosch detetar qualquer falha, facilitando a identificação de problemas mecânicos e a sua reparação.

A Bosch foi a inventora das sondas lambda, e tem procurado manter-se na vanguarda do desenvolvimento de equipamentos de controlo e redução dos níveis de poluição dos veículos. Foi com esse objetivo em mente que também introduziu no mercado os sensores de partículas para os FAP. E, recorda, é com base nesta experiência e conhecimento especializado que continua a desenvolver novas soluções para cumprir os critérios ambientais mais apertados que continuam a ser introduzidos a nível internacional.

Sensores para gases de escape Bosch

Sensores de NOx

Estes sensores cerâmicos e de alta resistência ao calor medem a quantidade de óxidos de nitrogénio nos gases de escape após o conversor catalítico, permitindo saber se a quantidade de AdBlue injetado é a correta para cumprir a função de quebrar estas moléculas. Atualmente, a gama contempla 24 sensores de NOx Bosch, que cobrem uma ampla variedade de marcas e modelos, estando já programada a introdução de ainda mais sensores na oferta da empresa.

Sensores de Temperatura

Essenciais para controlar o funcionamento do FAP, já que medem a temperatura dos gases de escape, tem também papel vital na proteção de vários componentes do veículo. Desde meio do ano passado que a gama de sensores de temperatura Bosch conta com 90 referências, que garantem soluções para a maioria do parque automóvel europeu.

Outros sensores para gases de escape Bosch

Da oferta da Bosch fazem também parte outros produtos, como as 40 referências de sensores de partículas, que analisam a quantidade de partículas de fuligem para controlar o funcionamento do FAP e a temperatura para a regeneração. Para a pressão diferencial há também 40 produtos Bosch, que monitorizam a recirculação dos gases de escape e o estado do FAP para que ele regenere.

Também se destacam ainda as sondas lambda Bosch, utilizadas para identificar a quantidade de oxigénio disponível e, por isso, essenciais para adaptar a quantidade de combustível injetado, de forma a obter a mistura ótima. Além disso, a garantia de que esta sonda está a funcionar corretamente garante uma redução de 15% nos consumos em comparação com uma Lambda avariada. Inventora deste componente, a companhia germânica garante cobertura praticamente total do parque automóvel europeu, contando com uma oferta alargada para as várias marcas.

Sistema Denoxtronic

Este é o sistema que funciona em conjunto com os sensores para gases de escape Bosch, usando estas informações para controlar a injeção de AdBlue e, em combinação com o SCR, mitigar o impacto ambiental dos automóveis. Por isso, e enquanto criadora do Denoxtronic, a Bosch garante uma oferta abrangente que inclui, além dos componentes de reparação, também a formação e os kits de diagnóstico.