A luta francesa pelo domínio do segmento .
A Renault e a Peugeot têm bem ciente que os modelos Captur e 2008 se inserem no segmento de mercado em maior crescimento e têm a artilharia leve pronta para tomar o mercado de assalto. Neste comparativo entre as novas gerações destes crossovers, veja como a casa do leão se debate contra o emblema do losango.
Dimensões
O Peugeot 2008 apresenta-se mais comprido do que o seu rival (4,30 m vs 4,23 m). O Captur contra-ataca e marca posição com uma largura de 1,80m contra os 1,77 metros do Peugeot. Com 1,57 de altura, o Renault é 2 cm mais alto que o 2008.
Na capacidade de carga o Renault declara-se o vencedor. Os bancos traseiros rebatíveis e basculantes, conferem um espaço de carga total com 536 litros, líder no segmento. Os bancos fixos deixam o Peugeot sem argumentos, oferecendo 'apenas' 434 litros de capacidade.
Tecnologia e interiores
Os dois automóveis oferecem um ambiente modero e digital, com inúmeras opções de personalização, e onde é possível encontrar um carregador de telemóveis por indução. Mas o 2008 destaca-se por oferecer um ecrã táctil maior no centro do sistema de 'infotainment' de 10 '', contra a oferta de 9.3'' do Renault.
No que diz respeito aos sistemas de apoio à condução, ambos os modelos surgem com uma oferta semelhante. Exemplo disso, são os sistemas de condução semi-autónoma, parte integral das ajudas à condução, destes modelos.
Motorizações
Na oferta de motores a gasolina, temos um verdadeiro empate técnico. Tanto o Captur como o Peugeot oferecem 3 níveis de potência iguais, com 100, 130 e 155 cavalos. No que diz respeito ao Diesel, ligeira vantagem para o 2008 que oferece dois níveis de potência, com 100 e 130 cv, superiores à oferta da Renault (com 95 e 115 cv).
No campo da electrificação as estratégias são diferentes. O Peugeot oferece uma versão 100% eléctrica com 130 cv e 310 km de autonomia. Do lado da Renault, a aposta vai para um 'plug-in' hibrido a gasolina, em que o motor a gasolina de 128 cv é apoiado por motores eléctricos.
Veja também:
Peugeot 3008 é o Carro Frota do Ano 2019
Novo Renault Clio Sports Series revelado no GP de França (vídeo)
Ford Puma – vocação aventureira
Au revoir, Citroën C4 Cactus
Fonte: Auto Plus