Novos A5 e A6: A renovação continua

Os novos A5 e A6 são as novidades mais recentes da Audi depois do Q6 e expressam a ambição de liderança tecnológica que define a marca alemã, com soluções que têm como objetivo central responder às necessidades dos utilizadores

Depois de ter definido que os números ímpares como o Audi A5 eram modelos só com soluções energéticas mais convencionais com motores de combustão e os números pares como o A6 só veículos elétricos, a Audi emendou a mão e voltou ao esquema anterior onde o número define o tamanho do carro.

Desse modo o A6 receberá também versões com motores de combustão, nomeadamente os híbridos do tipo PHEV. A identificação 100% elétrica ficará por isso definida pela designação e-tron.

Enquanto o Audi A5 já está à venda em Portugal desde novembro do ano passado, o A6 chega agora ao mercado nacional na forma Sportback e Avant e com soluções elétricas que vão desde os 268 cv, até aos 503 cv, passando pelos 367 cv e duas baterias (83 kWh e 100 kWh).

Audi A5: Estilo pratico e funcional

Para além da preocupação no desenvolvimento das tecnologias mais avançadas a Audi tem continuado a investir de forma consistente no desenvolvimento de motores de combustão (diesel e a gasolina) cada vez mais eficientes em linha com aquilo a que habituou os clientes e consciente de que a transição energética poderá não ser tão rápida quanto se supunha.

Foi a constatação dessa realidade que levou a Audi a desenvolver uma nova proposta PHEV para o Audi A5 com uma autonomia elétrica capaz de superar os 100 km e de ter carregamentos em corrente alterna até 11 kW ou em corrente contínua até 50 kW.

Fundamental neste processo é o recurso à uma nova plataforma (PPC, de Plataforma Premium para modelos de combustão) caraterizada pela ampla distância entre eixos e pela colocação das rodas nas extremidades da carroçaria (as dimensões são comuns à carroçaria Sedan com cinco portas e Avant).

A grelha “singleframe” mais plana e com as entradas de ar a criarem um efeito tridimensional, a nova assinatura luminosa determinada pelos faróis LED ou Matrix LED mais esguios, e o desenho do para-choques são imediatamente notados na frente enquanto na traseira os grupos óticos OLED criam um efeito visual mais tecnológico e reforçam a segurança ao avisarem de forma mais clara os restantes condutores em caso, por exemplo, de uma travagem de emergência.

Ao espaço amplo para cinco adultos e bagagem (445 litros na versão Sedan e 476 litros na Avant) junta-se a incorporação de múltiplos dispositivos digitais. A plataforma digital é mais intuitiva, de operação mais rápida e apta a assegurar um leque mais amplo de serviços.

Imediatamente notado é o amplo display central curvo formado por dois ecrãs: o painel de instrumentos (o Audi Virtual Cockpit, de 11,9 polegadas) configurável, e o ecrã central de 14,5 polegadas a partir do qual visualizamos e acionamos um vasto conjunto de funções do sistema de infoentretenimento.

Inédito neste segmento, é a opção de um terceiro ecrã de 10,9 polegadas, enquanto, o Head-up Display tem funcionalidades acrescidas.

Com uma gama bem articulada os preços começam nos 46 050 euros para a versão Sedan TFSi de 150 cv e vai até aos 94 300 euros para o S5 TFSI quttro de 367 cv, passando pelos 56 850 euros para o A5 TDi de 204 cv. As mesmas versões na Avant custam cerca 2000 euros a mais.   

Audi A6: Uma referência da dinâmica elétrica

O novo Audi A6 é o primeiro modelo Audi totalmente elétrico disponível como Sportback e Avant”. Com o seu design marcante ele reivindica a melhor aerodinâmica da marca e de todo o grupo VW.

Uma eficiência aerodinâmica que otimiza a autonomia capaz de ultrapassar os 700 km na versão mais eficiente do ponto de vista energético.

O Audi A6 é o segundo modelo a utilizar a plataforma PPE (Plataforma Premium para modelos Elétricos).

Ele tem um desenho vanguardista e recheado de elementos que lhe conferem uma aparência distinta e plena personalidade. Na frente, os faróis com tecnologia Matrix LED são bastante estreitos e a grelha tem um desenho novo, lateralmente os espelhos retrovisores exteriores dão lugar à segunda geração de camaras virtuais (uma opção que custa 1690 euros), e, no caso da versão Avant o pilar adquire uma posição muito inclinada, para reforçar o posicionamento muito dinâmico.

As jantes de desenho totalmente novo podem chegar às 21 polegadas (opção) no caso da versão mais desportiva S6 e-Tron, com tração integral quattro. Já na traseira os novos grupos óticos utilizam tecnologia OLED que permite diferentes assinaturas digitais.

Além do forte impacto visual, o novo Audi A6 e-Tron destaca-se pela eficiência aerodinâmica de referência, que se expressa num Cx. de 0.21 (Sportback) e 0.24 (Avant).

O estilo sofisticado e tecnológico tem correspondência no habitáculo, marcado por um nível de qualidade superior e por um ambiente confortável e desafogado.

Além do tejadilho panorâmico de grandes dimensões que se torna progressivamente translúcido no interior sobressai o Display Dynamic que conjuga o ecrã de 11,9 polegadas totalmente configurável para as informações de condução, com o ecrã central de 14,5 polegadas onde estão alojadas as funções de infoentretenimento, que recorre ao sistema Android Automotive, com um vasto conjunto de aplicações que asseguram todo o tipo de serviços. Em opção, o acompanhante pode dispor de um terceiro ecrã de 10,9 polegadas” onde pode ver filmes ou os seus programas favoritos em streaming.

O recurso à tecnologia de 800 volts é um dos trunfos principais do Audi A6 e-Tron ao assegurar carregamentos rápidos da bateria com 100 kWh de capacidade (94,9 kWh úteis), com a Audi a anunciar que no posto de carregamento de 270 kW é possível repor em 10 minutos energia suficiente para percorrer até 310 km.

Criteriosamente instalada sob o piso para garantir uma distribuição ideal do peso e a colocação do centro de gravidade numa posição muito baixa (requisitos para uma dinâmica de referência) a bateria é capaz de assegurar até 754 km de autonomia no caso da versão Sportback do Audi A6 e-Tron performance (716 km no caso da Avant) cujo motor elétrico com 270 kW de potência (367 cv) que anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segs.

No caso do S6 e-Tron, com tração integral quattro e suspensão pneumática de amortecimento variável, que utiliza a mesma bateria, o motor elétrico anuncia 503 cv de potência (555 kW com a função Launch Control).

Os preços no A6 Sportback com a bateria de 83 kWh começam nos 66 900 euros e vão até aos 98 883 para a versão S6. Na Avant o intervalo começa nos 68 741 euros e vai até aos 100 733 euros.