A oitava geração do best-seller europeu chega aos mercados já a partir do próximo mês.
A Volkswagen acaba de apresentar a oitava geração do Golf, um automóvel que já se tornou um ícone da indústria automóvel das últimas décadas. A cidade-fábrica de Wolfsburg foi o palco escolhido para a realização deste evento, um local simbólico que viu este automóvel nascer há quase meio século. Para além de um visual refrescado, a VW afinou a tecnologia hibrida do novo Golf, equipando-o também com um conjunto de novas tecnologias de ajuda à condução, melhorando a segurança a bordo.
https://youtu.be/_Vwr-pVwx7IDurante a apresentação, a VW explicou a importância deste modelo para o emblema de Wolfsburg - "No decorrer de sete gerações, o Golf manteve-se como o 'standard' para mais de 35 milhões de clientes. Por isso a indústria automóvel tem grandes expectativas em relação a este modelo", explicou Herbert Diess, Presidente do Conselho de Administração do Grupo VW.
[smartslider3 slider=67]Uma das grandes novidades desta geração é a nova gama de motores que oferece cinco opções híbridas e que espelha a aposta da marca no mercado dos eléctricos. Aliados ao bloco TSI a gasolina, o novo Golf oferece assim três níveis de potência com 110, 130 e 150 cavalos. Para além destes, estão ainda disponíveis duas versões híbridas 'plug-in', preparadas para uma autonomia de até 60 km/h, em modo exclusivamente eléctrico. Estas duas últimas motorizações propõem 204 cv para a versão mais eficiente, enquanto para o modelo GTE, mais desportivo, a VW tem 245 cv à sua disposição.
https://youtu.be/y-Fs59eL16ANo capítulo das motorizações ditas clássicas, o novo Golf foi equipado com uma gama de motores a gasolina (TSI), Diesel (TDI) e Gás natural (TGI). Aos dois blocos TSI de três cilindros com 90 e 110 cv, juntam-se mais dois motores TDI com 115 e 150 cv e ainda o bloco TGI de 130 cv. O emblema alemão promete uma poupança de combustível de até 17%, em relação ao modelo anterior, destacando o papel fundamental do novo sistema 'TSI Miller' e dos novos catalisadores dos Diesel.
No interior deste Golf Mk8 encontramos um ambiente mais digital e conectado. O novo Golf traz um cartão SIM integrado, expandido a conectividade do automóvel com o mundo exterior. Mais serviços e funcionalidades são o mote do design do habitáculo, que vive em torno da funcionalidade dos ecrãs tácteis. Outra grande novidade é a implementação da tecnologia 'Car2X', disponível de série. Este sistema cruza a informação recebida de infraestruturas de trânsito e de outros veículos até 800 metros, notificando o condutor acerca dos mesmos. Para a marca alemã o Car2X "representa o início de uma nova etapa na segurança rodoviária".
A oitava geração do Volkswagen Golf tem chegada prevista para Dezembro deste ano. Não perca ainda a edição #458 da Revista Turbo, onde damos a conhecer este automóvel ao pormenor.