Novo VW Golf 2019: Primeiras informações e imagem

Está planeada para o próximo ano a chegada da oitava geração do modelo mais vendido no mercado europeu. O novo VW Golf 2019 ganhará um design mais esculpido, motores mais eficientes e um interior mais tecnológico e com qualidade para tentar atrair os clientes das marcas premium A nova geração do VW Golf promete ser uma das maiores novidades do próximo ano, mas a marca germânica já começou o plano de promoção deste importante modelo, que deve ser revelado durante a primeira metade de 2019, desvendando a primeira foto oficial. Mas, além disso, já circulam algumas informações sobre o que se pode aguardar do automóvel mais vendido em toda a Europa na primeira metade deste ano. Espera-se uma evolução estética, em que traços como o volumoso Pilar C são combinados com inovações como as óticas LED da assinatura visual diurna facilmente identificável. Ao design mais evoluído junta-se a aposta nas tecnologias de conetividade e na modernização do habitáculo, bem como mais assistências de condução semi-autónomas. Além disso, também na gama de motores devem surgir novidades, como o novo bloco 2.0 TDI que consegue aumentar a potência mas também alcançar consumos e emissões inferiores.  

Estética

Partindo de uma versão modernizada da atual plataforma MQB, o que deve permitir reduzir o peso em 50kg, a imagem do Volkswagen Golf 2019 deve ficar mais esculpida. Os traços da caneta de Michael Mauer, que também assinou o design da atual linha de modelos da Porsche, devem garantir formas mais expressivas, com vincos mais carregados para maior dinamismo. Na frente destacam-se as óticas mais esguias, que contarão com uma assinatura visual LED facilmente identificável, enquanto nas laterais merecem destaque os arcos das rodas mais pronunciados, a linha de cintura bem assinalada e o formato, aparentado ao de um boomerang, para o Pilar C de generosas dimensões. Por confirmar estão ainda a possibilidade da carrinha Variant ser descontinuada, algo que deriva da fuga dos clientes habituais deste modelo para o segmento SUV.   Mas será a bordo que a evolução do best-seller da Europa vai ser mais expressiva. Procurando "piscar o olho" aos clientes das marcas premium, teremos acabamentos e materiais de maior qualidade, e a aposta em altos níveis de digitalização e conetividade no VW Golf 2019. Espera-se que praticamente todos os botões sejam eliminados, substituídos por superfícies táteis para controlar as mais diversas funções. E tudo isto num interior que será mais espaçoso, algo para que vai contribuir a maior distância entre eixos da renovada plataforma MQB.  

Motores: 48 volts até nos desportivos...

A introdução do sistema de 48 volts será uma das maiores novidades da gama de motores desta oitava geração, que vem substituir o modelo renovado no final de 2016. Além de surgir nas versões mais "conservadoras" e calmas, também os irreverentes Golf GTI e Golf R devem contar com esta corrente auxiliar para alimentar determinados componentes. Isso poderá permitir ao próximo GTI alcançar níveis de potência similares aos 265cv do atual Golf GTI Clubsport, o que significa mais 20cv que na atual geração. O recurso aos 48 volts deve garantir que os desportivos da gama uma velocidade de resposta nunca antes vista nos Golf de produção.
Veja aqui o recorde do Golf GTI Clubsport em Nurburgring
Na restante oferta, a palavra de ordem é eficiência. Até porque poucos meses depois do lançamento do VW Golf 2019 deverá chegar um rival interno que fará da preocupação ambiental um dos seus pontos fortes: o hatchback 100% elétrico Volkswagen ID . A oferta deve contemplar motores a gasolina 1.0 TSI e 1.5 TSI, a que se vão juntar os blocos TDI de 1,5 e 2,0 litros. O novo 2.0 TDI promete mesmo ser uma das maiores novidades da gama, já que terá mais 9% de potência e binário enquanto reduz as emissões até 10g/km de CO2. E vai existir também a versão a gás natural. Para terminar, as informações apontam para o recurso no VW Golf 2019 a transmissões manuais de seis velocidades e as automáticas DSG de sete relações, e ainda a existência das versões 4 Motion de tração integral.   Fonte: Autocar