Também híbrida. Nova Volkswagen Golf Variant já chegou a Portugal

O novo Volkswagen Golf Variant já foi lançado em Portugal. A nova geração cresceu relativamente à antecessora, oferecendo mais espaço.

O novo Volkswagen Golf Variant já foi lançado em Portugal. A nova geração cresceu relativamente à antecessora, oferecendo mais espaço e equipamento, destacando-se, naturalmente, um novo ambiente digital. Na fase inicial, a gama conta com motorizações a gasolina, diesel e híbridas de 48V. Preços também já são conhecidos.

A SIVA alargou a oferta da oitava geração do Golf com a introdução da segunda versão de carroçaria, Variant, que está disponível em quatro níveis de equipamento - Golf, Life, Style e R-Line - em combinação com motorizações a gasolina, diesel e híbrida.

O novo Volkswagen Golf Variant distingue-se por apresentar um design otimizado em função da aerodinâmica, uma frente distinta e uma musculada linha de cintura de estilo Shooting Brake.

O novo Golf Variant tem um comprimento total de 4,63 metros e uma distância entre-eixos de 2686 mm (mais 66 mm do que o seu antecessor), permitindo oferecer mais espaço para as pernas dos ocupantes. Em comparação com o Golf de quatro portas, o novo Variant tem mais 67 mm na distância entre-eixos e 349 mm no comprimento total.

Novo teto solar panorâmico

Não obstante a imagem desportiva continua a oferecer uma elevada versatilidade e muito espaço, destacando-se, naturalmente, a bagageira com um volume útil que pode chegar aos 1642 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Se os assentos estiveram em posição normal, o espaço de armazenamento é de 611 litros. A bagageira está ainda equipada com práticos ganchos para as malas, olhais de fixação e iluminação.

O novo Volkswagen Golf Variant está disponível com um novo teto solar panorâmico basculante e deslizante, que se encontra dividido em duas secções, com uma parte frontal que pode ser aberta, enquanto a parte superior traseira é fixa.

A parte frontal do teto abre-se e fecha-se usando um controlo localizado na parte da frente do revestimento interior do tejadilho. Para evitar turbulências de ar e, portanto, ruído a altas velocidades, o tejadilho aberto fecha-se automaticamente um pouco à medida que a velocidade aumenta.

Digital Cockpit

O interior herdou o conceito introduzido na oitava geração do Golf, que se carateriza pela disponibilização de superfícies de toque digitais, sliders e displays, assumindo a função de teclas clássicas e indicadores analógicos.

Os novos instrumentos e sistemas de informação e entretenimento onlinef undem-se no mesmo nível para formar um posto de condução digital. Áreas individualizadas com botões táteis e controlos deslizantes complementam o espectro de informação do mundo digital do Golf Variant.

Na consola central, as saídas de ventilação ganharam formato horizontal, para conferir uma sensação de maior largura ao habitáculo. No túnel central está o botão de ignição e, no caso da caixa automática DSG, a pequena alavanca estilizada para o seu controlo, aproveitando o facto de ter agora tecnologia "Shift-by-Wire".

O novo Golf Variant vem equipado, de série, com o Digital Cockpit, que inclui ecrã de 10 polegadas, sistema de infotainment "Composition" (ecrã tátil de 8,25 polegadas de 1083 x 480 píxeis), e volante multifunções em couro.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen. Versões Variant e Alltrack reforçam gama Golf

Todos os sistemas de rádio e navegação oferecidos para o Golf Variant pertencem à terceira geração do sistema modular de infotainment (MIB3), neste caso com a estreia do MOD 3.2.

Motores de 110 cv a 150 cv

Na fase lançamento em Portugal, a oferta da gama de motores do novo Golf Variant inclui propulsores a gasolina (TSI), Diesel (TDI), Mild Hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid). Todos os motores a gasolina e diesel são de injeção direta com sobrealimentação. As potências estão compreendidas entre 110 cv e 150 cv.

De destacar o motor a gasolina de 3 cilindros – com 110 cv – e dois blocos diesel de quatro cilindros com 115 cv e 150 cv. Os novos TSI apresentam valores de consumo e de emissões particularmente baixos, graças, em parte, ao inovador "processo de combustão TSI-Miller".

Uma nova característica nos blocos TDI: a Volkswagen aplica uma dosagem dupla – injeção dupla de AdBlue – para reduzir significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (NOx). O consumo do novo TDI é menor até 17% do que o do seu antecessor.

A Volkswagen reconfigurou completamente as linhas de equipamento do Golf Variant, disponível apenas com cinco portas. As linhas disponíveis anteriormente –Trendline, Comfortline e Highline – foram substituídas pelas especificações Golf, Life e Style, e pela versão desportiva R-Line.

Todas as novas linhas apresentam equipamentos significativamente mais abrangentes que os seus antecessores equivalentes. Por exemplo, a linha base já inclui de série faróis em LED e conjuntos de luzes traseiras em LED, "Keyless Start", um painel de instrumentos digital ("Innovision Cockpit"), serviços e funções móveis online "We Connect" e "We Connect Plus", um volante multifunções em couro, ar condicionado automático, "Lane Assist", "Front Assist" com sistema preditivo de proteção de peões, cruise control adaptativo e Car2X.

Conheça os preços de lançamento

Em termos de preços, a motorização 1.0 TSI de 110 cv está disponível a partir de 25.334 euros, enquanto a 1.5 TSI de 130 cv é proposta a partir de 27.406 euros e a 1.5 TSI de 150 cv tem um custo de 33.048 euros.

No que se refere ao diesel, a marca alemã propõe o bloco 2.0 TDI com 115 cv e 150 cv, com preços a partir de 33.198 euros e 47.052 euros.

A oferta é complementada por versões híbridas de 48V, associadas aos motores 1.0 TSI de 110 cv ou 1.5 eTSI de 130 cv e 150 cv, sendo comercializadas por valores a partir de 29.497 euros e 35.015 euros.