Novo Tesla Y “Juniper” com visual inspirado no Cybercab

A Tesla renovou pela primeira vez o Model Y desde o seu lançamento em 2019, tendo introduzido um estilo exterior mais futurista, inspirado no Cybercab, e um interior mais refinado. A afinação do chassis também foi revista e a autonomia aumenta.

O veículo elétrico mais vendido da Tesla em todo o mundo recebeu um conjunto alargado de alterações, incluindo um estilo exterior renovado e um interior mais refinado recheado de tecnologia.

A principal modificação no estilo exterior consiste na secção frontal redesenhada, que compreende luzes separadas e uma barra luminosa LED inspirada no Cybercab. O pára-choques é semelhante ao do Model 3 Highland, mas possui finas entradas de ar nas laterais. À semelhança do Cybercab e do Cybertruck, o Model Y não tem o emblema da Tesla no capot.

Na traseira, a barra luminosa escurecida continua o esquema de ficção científica, introduzindo “as primeiras luzes indiretas da carroçaria”. O design da tampa da bagageira é mais arejado e esta termina numa posição mais baixa no pára-choques traseiro, recebendo este último um grande difusor.

Apesar da Tesla reivindicar que o exterior foi “totalmente redesenhado”, a perfil parece não ter sofrido grandes alterações, com exceção das novas cavas das rodas dianteiras e algumas pequenas mudanças nos sensores. O comprimento total aumentou 4,1 centímetros para 4,79 metros. Além disso, o Tesla Model Y conta com novas jantes Helix 2.0 de 20”, mas alguns mercados recebem jantes mais aerodinâmicas Crossflow de 19” com acabamento em preto.

Habitáculo mais refinado

O interior mantém o design minimalista, mas foram introduzidas algumas alterações. O ecrã de informação e comunicação é ligeiramente maior (15,4” em vez de 15”) e os ocupantes dos lugares traseiros têm direito a um ecrã tátil adicional de 8”.

O novo design dos bancos e os novos revestimentos proporcionam um maior apoio lombar e conforto, ao que se junta a função da ventilação nos assentos dianteiros, enquanto os traseiros podem rebater eletricamente e por completo, criando uma superfície plana.

O painel de instrumentos e a consola central foram redesenhados. Ao contrário do Model 3 Highland, a coluna de direção do Model Y Juniper mantém a alavanca tradicional do comando do indicado de mudança de direção, mas o seletor dos programas de condução foi integrado no ecrã central.

A Tesla reivindica que o novo Model Y é mais silencioso e refinado, graças a melhorias na aerodinâmica, ao novo vidro acústico, à suspensão revista e sos pneus com baixo ruído do rolamento.

A nova afinação do chassis também inclui uma direção mais comunicativa e rápida. Além disso, este modelo beneficia da versão mais recente da funcionalidade Full Self-Driving da Tesla que continua disponível como opção.

Duas linhas de equipamento

O Model Y será proposto inicialmente em duas linhas de equipamento: RWD e Long Range AWD. A Tesla não anunciou a capacidade da bateria, mas a autonomia estimada em ciclo WLTP é de 466 quilómetros e 551 quilómetros, respetivamente. Isto significa um aumento de 11 quilómetros e 18 quilómetros face às versões equivalentes do modelo anterior. A potência de carregamento em corrente contínua manteve-se inalterada nos 250 kW, permitindo recuperar até 266 quilómetros de autonomia em cerca de 15 minutos.

Em termos de prestações, a versão RWD consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos (menos um segundo do que anteriormente) e a Long Range AWD “Launch Edition” com “Acceleration Boost” em 4,3 segundos. Os valores da potência desenvolvidos pelas motorizações elétricas não foram divulgados. Em qualquer dos casos, a velocidade máxima está limitada a 201 km/h.