Novo Tesla Model Y já pode ser encomendado em Portugal

A Tesla já abriu as encomendas para o novo Model Y, que inicialmente estará disponível na edição limitada Launch Series, com tração integral e 568 quilómetros de autonomia. As primeiras entregas estão previstas para março.

Após mais de 3,5 milhões de unidades produzidas desde 2019, a Tesla renovou extensivamente o Model Y com o objetivo de maximizar a eficiência, o conforto , a conectividade e a segurança.

Inspirado no Cybercab e no Cybertruck, o estilo exterior do novo Model Y distingue-se imediatamente do seu antecessor, destacando-se a secção frontal redesenhada, que inclui uma barra de luzes dianteira compatível com faróis adaptativos.

Na traseira surge uma outra barra luminosa, que, segundo a Tesla não é só uma das maiores entre os veículos automóveis, mas também a primeira aplicação em produção do mundo de um sistema de iluminação indireta e refletida externamente que projeta a função de luzes traseiras num embelezador personalizado.

A combinação do novo estilo aerodinâmico com as novas jantes permitiu diminuir a resistência ao ar e melhorar a eficiência para proporcionar uma maior autonomia. No campo da otimização da eficiência, a Tesla foi mais longe ao reformular todos os subsistemas que consomem energia.

Design continua minimalista

Mantendo-se fiel a um design minimalista, o interior também foi revisto, tendo sido introduzidos materiais premium e resistentes, destacando-se o alumínio e os tecidos. A introdução de vidro acústico em todas as superfícies, combinado com novos materiais de isolamento sonoro, resultou numa redução do ruído em estrada de 22%, de impacto e do vento em 20%.

A Tesla refere que os novos vidros de baixa emissividade também refletem mais 26% de energia solar, ajudando a manter a temperatura perfeita, quando combinado com um sistema de ar condicionado mais silencioso e eficiente.

A consola central, por sua vez, inclui agora portas deslizantes, e revestimento em alumínio, disponibilizando ainda um suporte para copos e armazenamento adicional. Apontamentos adicionais em alumínio embelezam o volante, os acabamentos das portas e os painéis de instrumentos.

Com o objetivo de melhorar a ergonomia e a funcionalidade, o Model Y conta interruptores táteis e botões físicos. O volante dispõe de comandos personalizáveis para um acesso rápido a funções do veículo utilizadas frequentemente. Um novo manípulo dos sinais de mudança de direção assegura um controlo sem esforço durante a condução.

Bancos redesenhados

Os bancos foram igualmente revistos para oferecerem mais conforto. Os assentos dianteiros passam a ser ventilados, enquanto os traseiros são mais longos e profundos, estando dotados de reclinação e rebatimento elétricos.

Os passageiros da segunda fila podem agora desfrutar do seu próprio ecrã tátil de 8", com controlos de climatização integrados e opções de entretenimento, incluindo jogos, áudio e transmissão de vídeo. 

O sistema de áudio foi redesenhado para proporcionar uma experiência sonora ainda mais envolvente. Alguns altifalantes são invisíveis graças a um material têxtil acusticamente transparente desenvolvido pela Tesla, que complementa a estética do interior e maximiza o desempenho do áudio. Os microfones também foram alvo de melhorias, para uma melhor qualidade das chamadas. 

O novo Tesla Model Y já está disponível em Portugal para encomenda, com preço de venda ao público a partir de 60 990 euros, que corresponde à série limitada Launch Series, Long Range, tração integral e autonomia de 568 quilómetros.

Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h. As primeiras entregas estão previstas para março.