A Bosch quer acabar com os problemas e confusão que existe nos pontos de carregamento para veículos elétricos. Para isso, está a desenvolver serviços de recarga que permitem aos condutores terem acesso a uma das maiores redes pan-europeias, que no final deste ano deverá chegar mesmo aos 200 mil postos. Estes são também destinados a operadores de frotas e fornecedores de serviços de mobilidade.
Neste momento, a empresa alemã tem já disponível um pacote com tudo incluído, que permite aos seus utilizadores usarem os seus "smartphones" para encontrar mais de 150 mil pontos de carga em 16 países europeus. Para isso, são apenas necessários alguns cliques para fazer o registo, recarregar e pagar.
"Com os nossos serviços de recarga, estamos a desenvolver uma chave universal para uma das maiores redes pan-europeias de pontos de carregamento. Ao fazer isto, estamos a tornar a eletromobilidade ainda mais viável", explica Elmar Pritsch, presidente da divisão "connected mobility solutions" da Robert Bosch GmbH.
Uma solução para frotas
As soluções da Bosch para recarregar carros elétricos também funcionam no background dos localizadores de carregamento fornecidos pelas construtoras, operadores de frota e fornecedores de serviços de mobilidade. Estes usam uma solução de marca branca para integrar a rede de recarga em aplicações próprias ou diretamente nos sistemas de info-entretenimento dos seus veículos.
As informações contidas na rede podem ser complementadas pelos pontos de carregamento locais de uma empresa, onde funcionários ou clientes podem recarregar os seus veículos. Neste caso, a Bosch trata da incorporação de pontos de carregamento, gestão de parceiros e cobrança, disponibilizando ainda a infraestrutura de TI necessária.
O serviço disponibilizado pela Bosch permite que os condutores acedam a partir de uma plataforma central de aplicações, onde terão acesso à rede pan-europeia de carregamentos. Esta foi construída através da definição de contratos com as operadoras e usando métodos como o "roaming" para conectar os pontos de carga. Por exemplo, atualmente existem mais de 27.500 pontos de carga na Alemanha.
Para os condutores de carros elétricos, isso significa que podem usar a app da Bosch, "Charge My EV", ou de fornecedores afiliados, como a "Clever Laden". Assim, podem encontrar pontos de carregamento vagos 24 horas por dia, seja nas redondezas de onde se encontram ou mesmo quando estiverem em viagem. Além disso, a rede de recarga da Bosch está em constante crescimento: até o final de 2020, espera-se incluir cerca de 200 mil pontos de recarga em toda a Europa.
Desenvolver a eletromobilidade
"Os serviços de recarga inteligente da Bosch são cruciais para alcançar uma ampla aceitação da eletromobilidade. No futuro, recarregar será mais do que apenas abastecer com eletricidade. A chave para nós aqui é uma nova personalização de todo o processo de carregamento", exclamou Pritsch.
Na procura por um carregamento prático e cómodo, a empresa está a desenvolver uma solução integrada de navegação e recarga, na qual o info-entretenimento e o motor de força elétrico andam de mãos dadas.
"Isso permitirá às construtoras e operadores de frotas elétricas oferecerem uma nova experiência ao utilizador com um alívio no processo de recarga", segundo avança a Bosch em comunicado.
LEIA TAMBÉM
Luz do Sol encandeia? A Bosch diz ter a solução!
O carregamento de conveniência mantém os condutores e os veículos elétricos constantemente atualizados sobre o alcance restante da bateria e onde as podem recarregar. Se o ponto de carga planeado originalmente estiver ocupado, uma nova paragem de recarga é reagendada automaticamente e o sistema de navegação reprogramado.
Além disso, as rotas recomendadas e pontos de carregamento são adaptados às preferências pessoais dos condutores. Estas preferências podem, por exemplo, incluir a opção de recarga especialmente rápida ou económica.