O novo Porsche Taycan que chega em maio com as carroçarias Sport Sedan, Sport Turismo e Cross Turismo. A potência pode ultrapassar 1100 cv, os motores são mais económicos e a autonomia aumentou para 678 km. O preço começa em 107 mil euros
A nova geração do Porsche Taycan chega em maio e propõe uma nova versão Turbo GT com 1108 cv. Da autonomia às tecnologias de apoio à condução e ao conforto, passando pelo tempo de carregamento, o novo Taycan melhorou em tudo, continuando disponível com as carroçarias Sport Sedan, Sport Turismo e Cross Turismo.
Por fora as alterações limitam-se ao novo desenho dos faróis dianteiros, cuja tecnologia HD Matrix LED (opcional) aumenta substancialmente a visibilidade, enquanto na traseira há uma nova faixa luminosa com a designação da marca.
Ainda mais discretas são as alterações no interior, limitando-se ao acréscimo das informações relativas, por exemplo, ao estado da bateria e à eficiência de condução (autonomia), enquanto na versão Turbo GT há um maior recurso aos elementos em fibra de carbono, principalmente notados nas novas baquets com múltiplas possibilidades de regulação elétrica.
Tecnologia em prol da dinâmica e eficiência
A Porsche concentrou-se, portanto, naquilo que sabe fazer como ninguém: na tecnologia que influencia as capacidades dinâmicas e a eficiência.
O motor traseiro é mais potente (até 80 kW/109cv) e, em todas as versões de tração integral, o consumo é inferior, dado que o motor dianteiro funciona durante menos tempo.
LEIA TAMBÉM
Novo Panamera. Já conhece a invulgar suspensão ativa da Porsche?
Nova é, também a composição química da bateria que aumentou a capacidade em 12%, para 105 kWh. Tal como agora, as versões base e Taycan 4 S estão equipadas de série com a bateria de 89 kWh, sendo a de 105 kWh disponibilizada como opção (cerca de seis mil euros).
É esta versão base, apenas com motor traseiro, que garante a maior autonomia: 678 km, um aumento de 175 km face ao melhor valor atual.
Aumento da autonomia que é comum a todos os motores que, além de mais económicos, são também mais potentes como resultado das inúmeras alterações recebidas.
No caso do motor traseiro os magnetos do rotor passam a ter uma disposição em duplo "V" e o estator é também diferente, mas a evolução mais importante é ao nível do inversor que, além de um software diferente, passa a utilizar o carboneto de silício como elemento condutor, o que lhe melhora a eficiência (menos perdas) e permite trabalhar em frequências mais elevadas. A corrente máxima permitida é de 600 Amperes, com exceção da versão Turbo GT que é de 900 Amperes.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_destaque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_encostocabeça.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_tectovidro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_frtetopoandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboCrossTurismoNG2024_emblematras.jpg]Não menos importante, a nova geração do Taycan possui uma nova arquitetura de carregamento, mais eficiente e com melhor controlo da temperatura. Por isso, são agora possíveis carregamentos de até 320 kW (mais 50 kW do que anteriormente), precisando, nesse caso, de 18 minutos para elevar a carga da bateria de 10% para 80% (antes o tempo necessário era de 37 minutos).
De referir, também, que ao ganho de eficácia ao nível dos motores e da bateria junta-se uma maior capacidade de regeneração da energia produzida em desaceleração e travagem que aumenta de 290 kW para 400 kW.
O mais potente de sempre
Os dirigentes da Porsche garantem-nos que, ao longo dos quatro anos de vida do Taycan, ouviram atentamente as opiniões dos clientes.
A segunda geração do primeiro modelo 100% elétrico da Porsche reflete isso mesmo: "melhorámos em todos os aspetos" - assegura-nos Kevin Giek, responsável pela linha Taycan. Melhorias que se expressam ao nível da eficiência energética mas também das capacidades dinâmicas. Para que o Taycan seja ainda mais Porsche.
Na versão base (até 678 km de autonomia), a potência é de 408 cv, o que lhe permite 230 km de velocidade máxima e acelerar de 0-100 km/em 4,8 segundos, o 4S (544 cv) demora menos 1,1 segundos para cumprir a mesma aceleração e chega aos 250 km/h (642 km de autonomia), enquanto para a versões Turbo e Turbo S o aumento da potência para 884 e 852 cv, respetivamente, permite uma velocidade máxima de 260 km/h e 2,7 e 2,4 segundos para a "prova" dos 0-100 km/h (630 km de autonomia).
De referir que os valores de potência máxima (e aceleração) são obtidos quando acionadas as funções Launch Control e push-to-pass, esta última, através de um botão no volante que permite elevar a potência em 95 cv durante dez segundos.
Como para a Porsche nada é suficiente bom, a marca acrescenta agora um novo topo de gama: o Taycan Turbo GT (252 795€) com 1034 cv (1108 cv com a função overboost disponível durante dois segundos), enquanto o binário máximo atinge uns impressionantes 1480 Nm. A autonomia é de 554 km mas mais "relevante" é o "sprint" de 0-100 km/h em 2,3 segundos.
Também com Pack Weissach
Para esta versão Turbo GT está ainda disponível o "Pack" Weissach (o nome do mítico centro tecnológico onde são apurados os modelos mais avançados), que chega aos 305 km/h de velocidade máxima e melhora em uma décima de segundo a aceleração.
Concebida para ser utilizada em pista, esta versão Weissach prescinde do banco traseiro e dos pequenos motores de abertura e fecho de portas, o que lhe permite ser 70 kg mais leve do que o Turbo GT. Ainda mais importante, conta com um tratamento aerodinâmico mais apurado, onde se destaca a grande "asa" traseira que aumenta a sustentação posterior em 140 kg, para uma maior eficácia em curva.
Todas as versões da nova geração Taycan podem contar, de série ou em opção, com o eixo traseiro com efeito direcional para uma melhor inserção em curva, enquanto a suspensão pneumática adaptativa utiliza agora amortecedores de duas câmaras e duas válvulas que controlam em permanência o amortecimento, já que as duas válvulas trabalham de forma independente (uma para o momento de compressão e a outra para o de expansão).
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_asa.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_emblemaWeissach.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_frteandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_latandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_saia.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissachNG2024_TurboGTporta.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/PorscheTaycanTurboGTWeissach2024_destaque.jpg]No caso das versões Turbo GT e Weissach a calibragem dá clara prioridade à dinâmica desportiva, o mesmo acontecendo com o novo sistema Active Drive, que elimina por completo os movimentos verticais, transversais e longitudinais da carroçaria.
Com preços a partir de 107 429€
A nova geração do Porsche Taycan está disponível a partir de maio, com os preços a começam nos 107 429 € para a versão de base, mais 20 mil euros para o 4S, 184 172€ para o Turbo e 220 650 € para o Turbo S.