Novo Porsche Taycan: Excelência Técnica

Podemos dizer que carro elétrico rápido não é a mesma coisa que um grande desportivo elétrico. A nova geração do Taycan é muito mais do que isso, é um Porsche de verdade

Com a revolução energética que estamos a viver muitos amantes do automóvel começaram a olhar para os carros elétricos como uma espécie de eletrodomésticos.

Se no início da mobilidade elétrica esse era um raciocínio legitimo, com evolução da tecnologia esse foi um sentimento que se dissipou.

Um bom exemplo é o Porsche Taycan que recebeu recentemente melhoramentos significativos que valorizaram o seu ADN desportivo ao mesmo tempo que aumentaram o rendimento energético.

Para além de um chassis dinamicamente mais apurado os motores são mais potentes e económicos o que aumentou a autonomia.

A bateria para além de ter maior capacidade é mais rápida a carregar graças a um aumento da potência máxima de carga para 320 kW o que aliado a uma arquitetura de 800 volts possibilita que possamos em apenas 18 minutos carregar a bateria de 0% a 80% .

O Taycan tem duas baterias: uma de 89 kWh (82,3 kWh úteis) denominada Performance e outra de 105 kWh (97 kWh úteis) conhecida por Performance Plus.

A química é totalmente diferente do anterior Taycan, ao ser mais rica em níquel o que incrementa a densidade energética e reduz o tamanho.

Motores mais eficientes

Qualquer das duas baterias alimentam os motores elétricos com mais eficiência, sendo de assinalar que o motor traseiro é novo (todos as versões à exceção da mais simples têm dois motores e tração total).

Além de pesar menos 10,4 kg, tem agora 109 cv e mais 40 Nm de binário, um aumento conseguido devido à utilização de imanes novos e a uma colocação distintas dos mesmos que resulta numa redução de perdas do campo magnético e um novo padrão das linhas de fluxo.

O inversor também recebeu melhorias significativas pelo que é mais eficiente.

Além disso o software de gestão desliga com maior frequência o motor dianteiro, sempre que as condições o permitem, com o objetivo de reduzir as perdas por arrasto.

A bomba de calor do sistema de climatização foi também otimizada para mitigar ainda mais o consumo de energia.

Entretanto as condutas do sistema de climatização foram redesenhas para que o calor que sobra do sistema propulsor possa ser enviado para aquecer o habitáculo.

Outro ponto que a Porsche reviu foi o compressor da climatização que passou a trabalhar com 800 volts em vez dos 400 volts eliminando-se assim as perdas na mudança de tensão.

Novas ideias

Durante um teste de autonomia até ao Algarve com a versão equipada com a bateria de maior capacidade verificamos também uma melhoria da regeneração durante as desacelerações.

Este pode agora atingir 400 kW de potência máxima, muito mais que no anterior modelo que se situava nos 290 kW no melhor dos casos. Este é um valor superior, por exemplo, ao Audi RS e-tron GT atual (45 kW).

Outra novidade Taycan é a função “Push to Pass” incluída no pack opcional Sport Chrono só possível em combinação com a bateria maior (Performance Plus).

Trata-se de um sistema que aumenta a potência do sistema até 95 cv (dependendo da versão) durante dez segundos.

Todos os novos Taycan têm agora suspensão pneumática com amortecedores controlados eletronicamente, um elemento que no modelo anterior só era de série nas versões com tração total.

Opcionalmente o Taycan pode vir equipado com o inovador sistema “Porsche Active Ride” semelhante à que encontramos no Panamera e que tem a funcionalidade de manter sempre a carroçaria nivelada, inclusive nas acelerações e nas travagens bruscas e compensar automaticamente o balanço da carroçaria em curva.

A transmissão continua a contar com duas velocidades que intervêm sem que o condutor tenha de as selecionar.

A primeira velocidade com uma relação muito curta destina-se a arranques rápidos enquanto a segunda velocidade mais larga destina-se a melhorar a eficiência e a velocidade máxima.

Gestão económica

Por fora as mudanças são discretas, mas mesmo assim numerosas. No interior as mudanças também são pequenas.

O sistema operativo com que funciona tanto a instrumentação como o sistema multimédia e o ecrã que se situa à frente do passageiro é novo enquanto a função CarPlay inclui novas opções.

Interessante é a indicação da potência máxima de carga à medida que a capacidade de carga da bateria vai diminuindo.

Esta indicação permite-nos uma gestão mais eficaz e económica (por exemplo, se a potência máxima indicada não ultrapassar os 50 kW, não há necessidade de procurar um posto com uma potência superior).

O equipamento de série também melhorou pelo que agora todos os Taycan incluem um sistema de iluminação ambiental, uma câmara traseira de ajuda ao estacionamento, retrovisores retráteis e com iluminação periférica, bancos dianteiros aquecidos, carregador por indução para telemóveis e o comando circular para mudar de modo de condução no volante.