O novo Peugeot E-3008 chega em fevereiro de 2024, com muito estilo e uma bateria de 98 kWh. A versão Long Range de tração dianteira promete até 700 km de autonomia.
Fomos a Sochaux conhecer a linha de montagem do novo Peugeot E-3008. Não o conduzimos, mas ficámos a conhecer a terceira geração do SUV francês de dentro para fora e de fora para dentro.
Começando pela base, estreia a nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Uma arquitetura desenvolvida em função da bateria, que pode ter 73 kWh ou 98 kWh.
LEIA TAMBÉM
A dias da apresentação. Peugeot divulga primeiras imagens do e-3008
A bateria de menor capacidade pode ser associada a um motor elétrico dianteiro de 210 cv ou acrescentar uma segunda máquina elétrica no eixo traseiro para desenvolver 320 cv. Independentemente da configuração, a autonomia anunciada é de 550 km. A bateria de 98 kWh trabalha com um motor de 230 cv e promete até 700 km entre carregamentos.
Consumos de 14 kWh/100 km
Em qualquer dos casos os consumos anunciados para o novo Peugeot E-3008 rondam os 14 kWh/100 km. Os 160kW de potência máxima de carga prometem repor 60% da capacidade da bateria em meia hora.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_designaçãofrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_spoilertraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_logótipogrelha.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_LEDfrte.jpg]Nos extremos da bateria surgem novos subchassis para a suspensão, que é independente nos dois eixos. Estes encontram-se separados entre si por 2,74 metros.
Apesar de ter crescido 9 cm em comprimento (4,54 m), 5 cm em largura (1,89 m) e 2cm em altura (1,64 m), o novo Peugeot E-3008 continua entre os modelos mais compactos do segmento C SUV. Compacto e eficiente, como comprova o cx de 0,28.
A carroçaria ao estilo fastback reforça a imagem dinâmica do novo Peugeot E-3008. No entanto, a linha descendente do tejadilho não facilita o acesso aos lugares traseiros. Nem deixa muito espaço livre para a cabeça. O espaço para as pernas dos lugares posteriores também não impressionou.
Ecrã flutuante de 21 polegadas
Já a secção dianteira é espetacular. Não passa de uma opinião pessoal, mas é, provavelmente, o mais painel frontal mais elegante do mercado. O melhor é admirar as imagens.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_consolaentrebancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_iCockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_ecrã.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_consolacentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_apoiobraços.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/PeugeotE3008StudioNG2023_iluminação.jpg]A integração do ecrã flutuante de 21'' é perfeita. Tal como a aplicação em alumínio que cruza toda a secção frontal e reflete a luz ambiente. Esta pode ter oito tonalidades distintas. Por baixo do ecrã, a linha de atalhos itogles duplicou as teclas programáveis para dez.
O novo Peugeot E-3008 vai ter apenas dois níveis de equipamento (Allure ou GT), cujas encomendas podem ser feitas a partir de novembro. As primeiras unidades são esperadas no mercado nacional em fevereiro de 2024. Juntamente com a versão elétrica vai ser comercializada uma variante híbrida de 48 V.
Sim, o novo Peugeot 3008 não vai ser apenas elétrico. No entanto, embora víssemos passar versões PHEV na linha de montagem, fomos sempre recordados que a ocasião era para falar sobre o E-3008. As versões com motor térmico serão abordadas noutra ocasião.