Novo Opel Combo chega com versões de passageiros

Terceiro modelo desenvolvido em parceria no Grupo PSA, o novo Opel Combo foi projetado como automóvel de passageiros e oferece tecnologia, conforto e segurança para todos os ocupantes. A Opel vai lançar a quinta geração do modelo Combo no final deste ano. As primeiras versões a chegarem, denominadas Life, estão vocacionadas para o transporte de pessoas. Segundo a marca alemã, o novo modelo, que assenta numa plataforma nova, foi desenvolvido como automóvel de passageiros e será proposto em dois comprimentos de carroçaria (4,40 e 4,75 metros) com opção de cinco e sete lugares. O novo Opel Combo Life conta com 19 sistemas de assistência condução à condução que, até agora, eram pouco habituais neste segmento como o Alerta de Cansaço do Condutor, a câmara traseira 180º, o 'Head up display' e IntelliGrip, entre vários. Entretanto, do lado do conforto surgem bancos aquecidos e volante aquecido, para dar apenas dois exemplos do elevado grau atingido. Uma das novidades na longa lista de sistemas de assistência à condução são os Sensores de Flanco, que ajudam o condutor em manobras a baixa velocidade, em locais apertados. Isto com a intenção de proteger a carroçaria, que se destaca pela aparência robusta sem perder a elegância. O Combo Life também se destaca pela sua versatilidade, podendo assumir o papel de um automóvel espaçoso e confortável para as famílias ou de pequeno furgão de transporte. O rebatimento dos bancos traseiros permite triplicar a capacidade de carga na versão curta para 2126 litros, enquanto na versão longa pode chegar aos 2693 litros. Os 'designers' e os engenheiros pensaram também em melhores formas para transportar objetos longos. Assim, as costas do banco do passageiro da frente podem ser rebatidas, abrindo espaço para grandes pranchas de 'surf', por exemplo. Registe-se que é possível encomendar o Combo Life com óculo traseiro de abrir. O sistema de bancos traseiros foi desenhado para permitir diversas configurações. A solução 'standard' é constituída por banco único na segunda fila com costas rebatíveis na proporção 60/40. Em alternativa surgem três bancos individuais que podem ser rebatidos a partir do compartimento de bagagens. Em ambas as soluções cada lugar dispõe de fixações Isofix de cadeiras de criança, permitindo colocar três cadeiras lado a lado – uma raridade no mercado. Cada banco tem um ponto superior de fixação 'top tether' desenhado para garantir que a parte superior da cadeira não se desloca em caso de acidente. No capítulo mecânico, o Opel Combo Life recebe um motor diesel de 1,5 litros, que disponibiliza níveis de potência de 75 cv, 100 cv e 130 cv, ou em alternativa um propulsor a gasolina de 1,2 litros, com 110 ou 130 cv. A transmissão é assegurada por uma caixa manual de cinco velocidades em associação com as motorizações de 75 ou 100 cv, e de seis relações nas restantes. As motorizações de 130 cv (gasolina e gasóleo) podem receber, em opção, uma caixa automática de oito velocidades. As encomendas para o Combo Life abriram no primeiro semestre, devendo as entregas ter início no final do ano. Os preços ainda não foram divulgados pela marca, nem os valores de consumo e de emissões. O Opel Portugal tem a expetativa de que o Combo Life seja homologado como Classe 1 nas portagens das autoestradas, na sequência da revisão dos critérios de classificação dos veículos. Este modelo também contará com uma versão de tração integral, que chegará mais tarde. Num futuro com horizonte até 2025, a Opel também admite que a gama possa ser alargada com a introdução de uma versão elétrica.