Numa apresentação inédita feita simultaneamente em 5 cidades europeias (Londres. Paris, Milão, Barcelona e Colónia) e envolta num certo secretismo, o novo Nissan Juke aparece com um estilo inovador ao mesmo tempo que promete um melhor desempenho a comprovar mais tarde na apresentação dinâmica
Quase uma década depois de ter "inventado" o conceito de crossover compacto, a segunda geração do Nissan Juke promete novamente revolucionar o mercado, numa altura onde estão previstas outras duas novidades importantes, o Peugeot 2008 e o Mazda CX 30. Três novidades que prometem a abalarem o mercado dos SUV onde o anterior Juke, em nove anos vendeu quase um milhão de unidades em toda a europa.
Com o início das primeiras entregas previstas para Novembro é possível encomendar o modelo japonês concebido e fabricado na europa mal se conheçam os preços para Portugal o que deve acontecer ainda esta semana de acordo com a informação da marca. O motor 1.0 litros de 3 cilindros com turbo compressor de 117 cv acoplado a um a transmissão manual de 6 velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades é até ver a única opção disponível. Diesel não há nem vai haver e quanto a uma versão híbrida ainda não se sabe.
Com uma carroçaria inspirada nos coupés, o design é o seu ponto mais forte, não fosse este a principal motivação de compra neste segmento de mercado tão concorrido.
Muito maior que o anterior, do seu desenho destacamos um porte mais atlético graças às jantes de liga leve de 19 polegadas e um tejadilho flutuante ao bom estilo dos coupés e que pode ser apresentado num tom diferente do resto ca carroçaria. Ao contrário do que aconteceu com o Micra a palete de cores não é tão abrangente, mas isso não impede da estreia de uma nova cor exclusiva, o Fuji Sunset, num conjunto de 11 cores diferentes. A parte exterior é ainda marcada por uma frente com uma nova assinatura superior em forma de Y que prolonga a grelha V-Motion da Nissan, enquanto a tecnologia LED completa é de série ao mesmo tempo que mantém os icónicos faróis circulares.
Mudanças radicais transformaram também o interior agora muito mais espaçoso com destaque para as pernas (mais 5,8 cm) enquanto atrás o ambiente deixou de ser tão claustrofóbico devido à maior altura (mais 1,1 cm) e uma superfície vidrada mais ampla. A capacidade da mala cresceu vinte por cento, situando-se agora nos 422 litros. O conforto tão cresceu graças a um estilo mais agradável e a um conjunto de materiais de maior qualidade complementada pelos bancos desportivos de formato único de série e estofos de pele ou alcantara opcionais.
Entre as novas tecnologias está a presença obrigatória da Mobilidade Inteligente da Nissan com destaque para a tecnologia ProPilot estreada na última geração do Leaf, enquanto no domínio da conetividade oferece novidades interessantes como a compatibilidade com o Google Assistant que entre várias funções permite o envio de destinos para o sistema de navegação do automóvel. Interessante é também o novo sistema da Bose que eleva o nível sonoro para patamares elevados graças às oito colunas, incluindo duas colunas especiais integradas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.
Em resumo, a segunda geração do Nissan Juke tem tudo para revolucionar e liderar um segmento cada vez mais disputado.
Imagens: Nissan