O aumento das dimensões, a inclusão de um híbrido e o redesenho dos interiores são algumas das informações que já circulam sobre modelo que dará início à renovação da gama de compactos da marca germânica. Motores, tecnologia e fabrico, aqui ficam as informações que já circulam sobre o Mercedes Classe A 2018 que será apresentado no Salão de Genebra. A Mercedes tem vindo a ter um grande sucesso nos compactos com o Classe A, já que o rival de propostas como o BMW Série 1 e o Audi A3 tem alcançado grandes registos de vendas. Agora a marca germânica escolheu este modelo para dar início à renovação da sua gama de compactos, já em março de 2018 no Salão de Genebra, dotando-o de novos motores, onde se inclui um híbrido e outro micro-híbrido com sistema de 48 volts, e reformulando a sua plataforma para maior habitabilidade. A bordo é a qualidade dos materiais, o espaço e a tecnologia a surgir em destaque. https://www.youtube.com/watch?v=AA2FzuQ3ATU
Produção e Interior
O Mercedes Classe A 2018 contará com uma renovada plataforma modular MFA que o vai tornar 10mm mais comprido. Este aumento, ao ficar situado entre os dois eixos, vai permitir também fazer crescer as áreas interiores, bem como a capacidade da mala. O acesso aos lugares posteriores será melhorado através do redesenho das portas traseiras. O Mercedes Classe A 2018 vai ter suspensões McPherson na dianteira e multibraço na retaguarda e passará a permitir optar entre quatro modos de condução. Será possível alterar o comportamento de direção, motor e caixa, e essa opção vai estar a cargo do Drive Select. A bordo deste best-seller é a combinação entre o upgrade na qualidade dos materiais e as novas tecnologias que estará em foco. A apresentação das informações será reformulada, com novos ecrãs de infotainment e no painel de instrumentos, e a alteração do desenho dos botões e volante também terá impacto na atmosfera interior. E na vertente tecnológica destaque ainda para a inclusão do Nível 2 de condução autónoma no Mercedes Classe A 2018, permitindo ao carro assumir em determinadas situações de trânsito nas vias rápidas o controlo da aceleração, travagem e direção.
Este modelo dará inicio à renovação da gama de compactos do fabricante de Estugarda, que inclui também o Classe B, o CLA, CLA Shooting Brake e GLA. Além disso vão surgir novidades como um
Mercedes Classe A sedan (como antevisto nesta escultura da marca) e ainda um SUV GLB, que além das versões de cinco passageiros também poderá passar a ter uma opção de sete ocupantes.
Motores
A base da oferta do Mercedes Classe A 2018 vão ser motores de quatro cilindros, a gasolina e diesel. O início estará a cargo do 1.4L a gasóleo M282 desenvolvido com a Renault, que poderá futuramente ter ainda uma versão de 1.2L como a marca francesa está a investigar. Mas na oferta diesel o foco estará no novo OM654 com dois litros, que surgirá com três níveis de potência distintos.
Segue-se o M260 a gasolina com 1600cc e 2000cc, com diversos níveis de potência e uma versão micro-híbrida com
sistema de 48 volts. Além disso, vai também existir um Classe A Plug-In da família EQ (
ainda não o compacto elétrico antevisto em concept no Salão de Frankfurt) que vai combinar uma versão a gasolina do motor M282 com um propulsor elétrico colocado junto à caixa automática de nove velocidades. Além desta transmissão, a gama vai também contemplar a opção pela caixa manual de seis velocidades e outra automática de sete relações. O sistema de tração integral 4MATIC também vai surgir, provavelmente de origem em versões de topo. Como será o caso do novo A45 AMG, cuja potência deverá superar os 400CV.
Fonte: Autocar