Superando o também exclusivo Exige 430, o novo Lotus 3-Eleven 430 tornou-se no desportivo de estrada mais veloz da marca e também o mais veloz no traçado de Hethel. A Lotus assinala este ano o seu 70 aniversário, e apresentou agora o que afirma ser uma "celebração do legado de performances puras e engenharia inteligente". Assim nasceu o Lotus 3-Eleven 430, uma exclusiva criação limitada a 20 exemplares que conseguiu recuperar para este modelo o título de desportivo de estrada mais veloz da marca britânica. Além de superar o Exige 430 neste parâmetro, também foi mais rápido do que ele na pista de Hethel em 0.8 segundos. Ao fazer o cronómetro parar dois segundos mais cedo no circuito do que o original 3-Eleven, revelado em 2015, ele estabeleceu agora um tempo que é referência: 1 minuto e 24 segundos. [http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095557-36306fa3.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095558-2f220d7d.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095558-35d69939.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095558-a33ff2b5.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095559-d357736d.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095557-36306fa3-1111.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180220095557-36306fa3-222222.jpg] A receita para este resultado do Lotus 3-Eleven 430 é a habitual na marca, e passou por simultaneamente aumentar a potência e reduzir o peso. O primeiro parâmetro fica a cargo do bloco V6 3.5L sobrealimentado que debita 430cv e 440Nm (ligado a uma transmissão manual de seis velocidades), enquanto no segundo ponto é essencial a combinação entre um chassis de alumínio e a carroçaria em fibra de carbono, material exposto tanto nos painéis laterais do exterior como no habitáculo. Com melhorias também na aerodinâmica e um sistema de travagem mais performante, o Lotus 3-Eleven 430 consegue acelerar até aos 100km/h em somente 3,2 segundos, com a ascensão do velocímetro a terminar apenas quando ele aponta para os 290 km/h. O novo Lotus 3-Eleven 430 já tem preços revelados para solo europeu, estando situado próximo dos 130.000€ para países como o Alemanha, França e Itália.