Estreado no Mustang Mach-E, o novo Ford Sync é mais do que um sistema operativo. Aspira a ser um assistente pessoal, pronto a fazer sugestões baseadas nas rotinas do utilizador.
A recolha, armazenamento e tratamento de dados não têm de ser ações necessariamente más. A identificação de padrões e rotinas pode ser utilizada em favor do utilizador final. É o que o novo Ford Sync faz.
Depois de identificar os hábitos do condutor, o novo Ford Sync é capaz de sugerir a melhor hora para treinar no ginásio, lembrar para fazer uma chamada telefónica regular ou passar por aquela pastelaria especial… a inteligência artificial analisa os dados recolhidos durante as deslocações regulares, identifica padrões e faz sugestões.
LEIA TAMBÉM
Ford desenvolve estacionamento autónomo. E até já tem um vídeo a prová-lo!
Pode parecer uma espécie de Big Brother, mas a Ford garante que foi tudo concebido com a melhor das intenções. Tudo para facilitar a vida ao condutor, para que este mantenha o foco onde é necessário: a estrada.
Inteligência artificial
Embora tenha sido apresentado no Mustang Mach-E, o novo Ford Sync vai chegar gradualmente à restante gama do construtor da oval azul. Uma vez que vão ser necessárias adaptações a cada modelo, é melhor não contar muito com o ecrã de 15,5'' que foi estreado no desportivo elétrico.
O que deverá ser igual para todos é a conectividade e integração total com smartphones. Não falta uma aplicação a partir da qual é possível parametrizar mais de 80 funções do veículo. Climatização, preferências do sistema áudio ou ambiente luminoso do interior podem ser definidos no smartphone.
Tal como as chaves inteligentes, o sistema reconhece diversos utilizadores, para que o automóvel esteja sempre do agrado do condutor. E o melhor é que esta programação pode ser feita antes de levantar a viatura no concessionário.
Haverá sensação melhor do que chegar ao stand e receber um automóvel novo já com as nossas estações de rádio preferidas sintonizadas e a navegação programada para nos levar ao restaurante onde vamos comemorar a aquisição? Só mesmo com o novo Ford Sync.