Fruto de um
compromisso total para com a transição energética, a DS Automobiles demonstrou, aquando da sua criação, em 2015, a sua vontade de trazer para o mercado novas formas de energia, envolvendo-se, desde a primeira hora, na Fórmula E. A eletrificação encontra-se, assim, no centro da estratégia da DS Automobiles. Face ao surgimento de novas regulamentações,
a oferta torna-se real em 2019 com a introdução no mercado do DS 3 CROSSBACK E-TENSE (100% elétrico) e
do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 (300 cv, plug-in híbrido, com 58 km de autonomia em modo emissões zero), numa estratégia premiada com os títulos de Campeã da Fórmula E, alcançados pela DS TECHEETAH e por Jean-Éric Vergne. Em 2020, cada construtor automóvel terá que alcançar uma média na ordem dos 95 gramas de emissões de CO2 por quilómetro (NEDC, proporcional ao volume de veículos comercializados) para 95% das unidades matriculadas na Europa. Serão atribuídos os denominados "supercréditos" a cada veículo 100% elétrico a bateria ou PHEV vendidos, e às eco-inovações destinadas a reduzir os volumes de emissões de CO2 em condições reais de utilização. Se esses objetivos não forem cumpridos, haverá lugar ao pagamento de uma multa de 95 euros por grama/km/veículo. Legislações semelhantes irão, também, entrar em vigor na China e outros países asiáticos, e na América Latina.
A DS Automobiles desempenha um papel de liderança, no Groupe PSA e no mercado global.
O DS 3 CROSSBACK E-TENSE é o primeiro B-SUV Premium 100% elétrico e é comercializado a partir de 2019. Pela sua conceção, o modelo revoluciona a ideia do veículo elétrico. Ao contrário do que existe no mercado,
o DS 3 CROSSBACK E-TENSE assenta numa plataforma projetada para ser tão eficiente com motores de combustão interna, como com um pacote formado por um motor elétrico e as suas baterias. Esta configuração marca um novo capítulo na indústria, destinado a fazer esquecer os veículos elétricos com plataformas inadequadas e com baterias que afetam a habitabilidade ou o espaço de bagageira, ao mesmo tempo que se demarca de outros veículos desenvolvidos para serem apenas elétricos, com acabamentos básicos e um conforto espartano.
O DS 3 CROSSBACK E-TENSE aproveita o savoir-faire da marca para associar uma tecnologia avançada ao requinte. Inovador no plano técnico, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE apresenta um interior com enorme cuidado e requinte, dotado de bancos de elevada densidade, materiais nobres e um conforto incomparável. A atenção ao detalhe é demonstrada pela excelência da aplicação de couro Nappa Art Leather nos seus bancos, concebidos como braceletes de relógio, proposta com a
Inspiração DS OPERA, e uma encenação espetacular com costuras Point Perle e um
guilhoché Clous de Paris. A
Inspiração DS RIVOLI recorre a um couro Gris Galet, enquanto a Alcantara® é espelho da
Inspiração DS PERFORMANCE LINE, oferecendo uma personalização sempre procurada por clientes atentos a todo e cada detalhe. O
isolamento acústico é ainda mais notável num veículo elétrico. Sem as vibrações e a sonoridade inerentes a um motor de combustão interna, cada ruído exterior torna-se mais percetível. O DS 3 CROSSBACK E-TENSE adota várias soluções técnicas, tais como o aumento da espessura dos painéis em metal das portas, vidros mais espessos e a adoção de um para-brisas acústico. Com esta isolação, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE garante uma insonorização inigualável na sua categoria. Isso permite que os ocupantes possam tirar o máximo partido do efeito DS LOUNGE. Os comandos sensíveis ao toque e as saídas de ventilação centrais assumem a forma de diamantes, surgindo por debaixo de um
amplo ecrã de 12 polegadas, o maior na categoria. Nele apresentam-se os controlos principais, centralizando, em particular, os sistemas auxiliares à condução.
A bomba de calor, o sistema de monitorização da pressão dos pneus, o ABS com repartidor de travagem, o ESP, o alerta ativo de transposição involuntária de faixa, a ajuda ao arranque em inclinação, a ajuda ao estacionamento traseiro, bem como a climatização automática e o volante em couro são de série, independentemente do nível de equipamento escolhido, tal como os 8 airbags e os puxadores de portas embutidos. Nos níveis de equipamento superiores – PERFORMANCE LINE -, encontram-se todas as inovações de última geração, tais como o
DS CONNECT NAV e a sua conectividade DS CONNECT BOX, os
faróis inteligentes DS MATRIX LED VISION, mas também o
sistema ADML PROXIMITY, que faz surgir da carroçaria os puxadores de portas embutidos assim que se deteta a chave, a menos de 1,5 m da viatura. Encontramos, igualmente, estes equipamentos a bordo do nível de equipamento
GRAND CHIC, que beneficia ainda de um
head-up display e de
revestimentos em couro. Na versão 100% elétrica,
o DS 3 CROSSBACK E-TENSE distingue-se da restante gama pela adoção das DS Wings Chrome Satin, uma grelha em Grey Anthracite, e pela
integração dos badges "E-TENSE".
O para-choques traseiro é também específico. São propostas
jantes de liga leve de 18" KYOTO, exclusivas, e a
nova pintura de carroçaria Crystal Pearl. Devido às suas proporções, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE conta com
5 verdadeiros lugares num comprimento contido em 4,12 metros e um
volume de bagageira inalterado de 350 litros, situando-se entre as referências. São propostos
3 modos de condução:
"ECO" para maximizar a autonomia,
"NORMAL" e
"SPORT" com um ganho instantâneo de binário. São complementados por
duas soluções de recuperação de energia, herdadas da Fórmula E, que podem ser ativadas pelo condutor:
"NORMAL", simulando o comportamento de um motor térmico, ou
"BRAKE", em que se aplica uma desaceleração máxima de quase 1,3 m/ s². A
autonomia de 320 quilómetros WLTP (430 km NEDC) é maximizada pela experiência adquirida na Fórmula E em termos de recuperação de energia, pela adoção de uma bomba de calor, uma solução eficiente de aquecimento, e pela manutenção da temperatura de funcionamento da bateria (refrigeração líquida), mesmo sob temperaturas mais frias. O DS 3 CROSSBACK E-TENSE visa alcançar 100% de utilizadores do segmento B-SUV Premium com esta nova solução 100% elétrica. Na Europa Ocidental, estima-se em 40 km a quilometragem média diária de um condutor de um modelo do segmento B. Significa isso que, na maioria dos casos, cada pessoa terá apenas de fazer um único carregamento por semana (carga total em 5 horas num terminal doméstico com o carregador de 11 kW que está a bordo). Em viagens de maior distância, esse carregador a bordo permite recarregar 80% da capacidade da bateria em apenas 30 minutos, a partir de um terminal de 100 kW, representando mais de 250 km WLTP (cerca de 350 km NEDC). São fornecidos de série com o DS 3 CROSSBACK E-TENSE dois cabos, um modo 2 e um modo 3, permitindo a ligação a todos os tipos de tomadas existentes no mercado. Na Europa, os pontos de carregamento estão a multiplicar-se, acompanhando este novo modo de deslocações. No início do segundo semestre de 2019 contabilizaram-se mais de 170.000 estações acessíveis no continente, com os carregadores mais rápidos muito bem situados em países como o Reino Unido, Alemanha, França, Noruega e Holanda. Na maioria dos países europeus, são propostos incentivos fiscais e outros subsídios no apoio à utilização de veículos elétricos. São exemplos, em particular, a Roménia (até 11.500 euros), Eslovénia (7.500 euros), França (6.000 euros) ou Itália (6.000 euros) no momento da compra. Vinte e quatro dos 28 países da União Europeia oferecem outras ajudas. Os restantes 4 países (Croácia, Estónia, Lituânia e Polónia) têm uma quota de mercado residual em termos de veículos eletrificados.
Um leque de serviços dedicados E-TENSE Para acompanhar os condutores e os seus modelos eletrificados E-TENSE, a
DS Automobiles propõe um leque de serviços associados. Com o
controlo remoto E-TENSE integrado na app MyDS é possível aceder a todas as informações essenciais de um DS 3 CROSSBACK E-TENSE: nível de carga da bateria, autonomia ou tempo de carga restante. Torna-se fácil
ativar o pré-condicionamento térmico para entrar no habitáculo já com ar condicionado ligado ou para
programar uma carga diferida em casa, tirando partido das tarifas de eletricidade mais baixas em horas fora de pico. É possível realizar as mesmas ações a partir do ecrã do DS 3 CROSSBACK E-TENSE. Já o sistema
Charge My Car by Free2Move Services permite encontrar as estações de carregamento compatíveis existentes nas proximidades, de entre o total de 130.000 compatíveis já identificadas na Europa, direcionar o condutor até ao local escolhido, antes de iniciar o carregamento e fazer o respetivo pagamento. É, também, fácil preparar viagens mais longas a partir da aplicação ou do ecrã do DS 3 CROSSBACK E-TENSE. Com o serviço
Trip Planner, é proposta uma rota ideal, sendo depois enviada para o DS 3 CROSSBACK E-TENSE e conectada para poder ser adaptada a qualquer momento, dependendo das condições da estrada. Em seguida, o Trip Planner permite organizar as eventuais paragens em estações de carregamento, facilitando as deslocações. Em função do país, este serviço é grátis durante 12 meses, passando depois a ter um custo de 4,99 euros/mês.
Com o DS Mobility, é também possível alugar os restantes modelos da gama DS, graças a um programa desenvolvido em parceria com o Free2Move Rent, fácil de utilizar e com custos muito competitivos. Este leque de serviços E-TENSE complementa o
programa "Only You, DS Experience" que é proposto a todos os condutores de modelos DS, como o DS Assistance ou o DS Valet. https://youtu.be/L8aUhGcUQeg
O DS 3 Crossback E-Tense em Portugal
Integrado na gama DS 3 CROSSBACK, proposta que se demarca no panorama automóvel nacional, em especial no segmento dos B-SUV com conteúdos
premium e
hi-tech,
o DS 3 CROSSBACK E-TENSE apresenta-se aos clientes portugueses em três versões complementares, ilustrando outros tantos patamares de equipamento:
- SO CHIC – adotando a Inspiração DS BASTILLE (revestimento interior em tecido e teto claro), inclui ecrã táctil de 7" (rádio com 8 altifalantes + Bluetooth + tomada USB), Mirror Screen, vidros traseiros escurecidos, retrovisor interior electrocromático, retrovisores exteriores elétricos rebatíveis, ajuda ao estacionamento traseiro, climatização automática, limpa para-brisas automático, airbags frontais dianteiros e do tipo cortina, regulador/limitador de velocidade, arranque mãos livres, travão de estacionamento elétrico com Hill Assist, acendimento automático dos faróis, indicador de baixa pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital e jantes de liga leve 17" MADRID;
-
- PERFORMANCE LINE – com uma conotação e elementos de personalização mais desportivos, adota a Inspiração DS PERFORMANCE LINE com teto escuro, decorações Alcantara® com pespontos Carmin e Gold no painel de bordo e painéis de portas, guilloché "Clous de Paris" em preto mate, pedais em alumínio, punho da alavanca de velocidades em Couro, bancos em tecido entrançado Basalte com Alcantara® e volante revestido em Couro pleine fleur com pespontos Carmin e Gold. Ostenta ainda as DS Wings em preto brilhante texturado, grelha dianteira preto Mate, apontamentos das portas dianteiras e friso da porta da bagageira cromados, proteções dianteiras e friso do para-choques traseiro e o friso na retaguarda em cromado prateado.
-
- GRAND CHIC – expoente máximo da gama, assenta na Inspiração DS BASTILLE (Couro, teto claro) e adota jantes de liga leve 18" KYOTO. Face ao nível SO CHIC acrescem os faróis DS MATRIX LED VISION, luzes traseiras LED com piscas sequenciais, ecrã tátil de 10" (8 altifalantes e sistema de som polifónico + Bluetooth + 2 tomadas USB), DS CONNECT NAV, Head Up Display, ADML PROXIMITY, Pack Safety 5* (Travagem de emergência automática até 140 km/h + vigilância ativa de ângulo morto + sensores de estacionamento dianteiro), retrovisores aquecidos, sensores de estacionamento com câmara traseira, DS CONNECT BOX, carregador sem fios para smartphones (opcional).
-
O DS 3 CROSSBACK E-TENSE vem
complementar uma gama DS 3 CROSSBACK mais abrangente, equipada com motores térmicos. Esta divide-se em
17 propostas, com
três variantes do bloco a gasolina 1.2 PureTech (100, 130 e 155 cv) e
duas do motor diesel 1.5 BlueHDi (100 e 130 cv), associados, consoante os casos, a duas caixas de velocidades, da comprovada
transmissão manual de 6 velocidades CVM6, à
inédita caixa automática de 8 velocidades EAT8. O nível de entrada BE CHIC está disponível apenas na gama térmica.
NOVO DS 3 CROSSBACK (PVP*) |
| Nível de Equipamento |
Motor 100% eléctrico | BE CHIC | SO CHIC | PERFORMANCE LINE | GRAND CHIC |
Eléctrico 100 kW + bateria 50 kW | - | 41.000 € | 41.800 € | 45.900 € |
Motores térmicos | BE CHIC | SO CHIC | PERFORMANCE LINE | GRAND CHIC |
1.2 PureTech 100 S&S CMV6 | 28.250 € | 29.900 € | 30.600 € | - |
1.2 PureTech 130 S&S EAT8 | 31.350 € | 33.000 € | 33.700 € | 38.050 € |
1.2 PureTech 155 S&S EAT8 | - | 34.400 € | 35.100 € | 39.450 € |
1.5 BlueHDi 100 S&S CMV6 | 31.150 € | 32.800 € | 33.500 € | - |
1.5 BlueHDi 130 S&S EAT8 | 34.150 € | 35.800 € | 36.500 € | 40.850 € |
* preços sem DLTP (Despesas de Legalizâção, Transporte e Preparação) Anterior Next PARTILHAR Share on facebook Share on twitter Share on linkedin Share on print