O novo Citroën C4 é uma mistura de familiar compacto, SUV e coupé. Estará disponível com motores a gasolina, Diesel e elétrico puro (ë-C4) e ainda promete dominar a classe no espaço habitável e na tecnologia.
Tal como acontece com os "primos" da Peugeot e da Opel, o novo Citroën C4 utiliza a nova plataforma modular CMP multi-energias do Grupo PSA, que já conhecemos das gamas Peugeot 208 e Opel Corsa.
Tal como aqueles, também o novo Citroën C4 estará, por isso, disponível com motores de combustão (gasolina e Diesel) mas também numa versão elétrica pura, o ë-C4, este a anunciar uma autonomia de 350 km graças a uma bateria com 50 kWh de capacidade. A marca afirma que não haverá versões híbridas.
Uma estreia mundial
Com formas exteriores muito fluidas e proporções de SUV, o novo C4 tem uma traseira descendente e uma assinatura luminosa muito moderna que o distingue bastante do C4 Cactus que também vem substituir no final do ano.
Ao design exterior massivo e sofisticado o novo C4 associa um habitáculo também ele muito modernizado. Predomina o design de formas simples e arredondadas, combinado com uma aparência muito tecnológica garantida pelo ecrã central tátil de 10 polegadas.
Conta também com soluções muito funcionais que são, ao mesmo tempo, inovadoras e típicas da atitude proactiva da Citroën na simplicidade e conforto de utilização.
Espaço atrás
Dois pormenores sobressaem neste habitáculo. Um é o inovador suporte de tablets escamoteável, que sai do tablier em frente ao acompanhante. Outro é o espaço para joelhos de quem se senta atrás, segundo a Citroën o maior de toda a classe.
Inserido no coração do segmento dos familiares compactos, o C4 anuncia ainda como argumento de força uma bagageira com 380 litros de volume com os bancos traseiros na sua posição normal.
Tem ainda a vantagem de poder ser aumentada até aos 1250 litros, através do rebatimento destes, obtendo-se então um piso totalmente liso. Uma solução extra é o alçapão regulável em duas alturas.
Teto panorâmico, bancos desenhados a rigor para garantia de máximo conforto e muitos sistemas de ajudas à condução (num total de 20) asseguram modernidade tecnológica ao novo modelo de coração de gama da Citroën.
O assistente de auto-estrada conjuga-se com os sistema de condução autónoma de nível 2, havendo ainda seis tecnologias de conectividade disponíveis.
Tecnologia Citroën
Fazendo justiça à sua tradicional ligação às tecnologias de conforto, a marca anuncia como equipamento opcional a suspensão com batentes hidráulicos progressivos.
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A versão elétrica tem uma potência de 136 cv que lhe permite acelerações de 0-100 km/h em 9,7 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h.
Pode recuperar até 80 por cento da autonomia em meia-hora, se ligado a um carregador rápido de 100 kW, ou seja, cerca de 10 km/minuto.
SUV coupé familiar
Ao optar pela Wall box de 32 Amperes o utilizador esperará 7,5 horas por uma recarga total, ou apenas cinco horas com corrente trifásica de 11 kW. Se a tomada for apenas a doméstica normal, uma recarga total demora mais de 24 horas.
O C4 de 2020 tem uma distância ao solo de 15,6 cm, a maior da classe segundo a Citroën, assim como uma distância entre-eixos de 2,67 m.
No coração da classe
O comprimento de 4,36 m e a largura de 1,80 m colocam-no no coração da classe, enquanto a altura de 1,525 m lhe assegura a estatura elevada do tão procurado perfil SUV compacto.
Uma assinatura luminosa composta por linhas diurnas LED assegura-lhe a identidade e diferenciação, tanto na frente como na traseira.
Assim como a linha de tejadilho descendente na traseira, a assegurar uma imagem robusta mas, ao mesmo tempo, dinâmica.
PureTech e BlueHDi disponíveis
Os motores de combustão a disponibilizar incluem os PureTech a gasolina com 130 ou 155 cv, enquanto a proposta Diesel fica a cargo do BlueHDi 130. Tanto com caixa manual de seis como com a automática de oito velocidades EAT8.
Desenhado para marcar a diferença e concebido para proporcionar conforto, o novo Citroën C4 pretende, acima de tudo, satisfazer a utilização familiar em todas as situações.
A marca não anunciou ainda preços, mas garante que o posicionamento será competitivo, incluindo no caso da versão elétrica.