Inaugurado o novo centro logístico 100% automatizado do bilstein group

Foi inaugurado o novo centro logístico bilstein group em Gelsenkirchen, o segundo maior da Alemanha e já totalmente automatizado.

Totalmente automatizado, o novo centro logístico bilstein group é o segundo maior da empresa na Alemanha e promete trazer várias vantagens através na gestão do envio de componentes

Fruto de um investimento de 120 milhões de euros, foi inaugurado a 27 de outubro em Gelsenkirchen o novo centro logístico bilstein group. Este é o segundo maior centro deste tipo da empresa na Alemanha, que destaca como, mesmo em cenário de pandemia, foi possível concluir as obras no prazo previsto, de apenas dois anos. Com esta inauguração, o "fornecedor e fabricante líder mundial de peças sobresselentes para veículos ligeiros e pesados" ganha mais 45.000 m2, existindo ainda a possibilidade de duplicar as áreas em duas fases de expansão futuras.

Esta plataforma logística promete ser extremamente avançada, e a automatização terá papel central neste novo espaço. Segundo explica o bilstein group, isso vai trazer várias vantagens. Por exemplo, através do aumento do volume de expedição. Além disso, a possibilidade de processar entradas e fazer armazenamento dos componentes no mesmo espaço é outro benefício indicado.

  • centro logístico bilstein group

Centro logístico bilstein group vai estar em testes

Embora tenha já sido inaugurado, este novo espaço apenas vai estar em funcionamento a meio do próximo ano. Até lá, vão ser feitos diversos testes, de forma a configurar e otimizar o software de automatização da logística. Para isso, serão também contratados 200 novos colaboradores, com foco em áreas de especialização como IT e engenharia mecatrónica.

Um último destaque do bilstein group ao seu novo espaço vai para a faceta ecológica destas instalações. Com foco na redução do impacto ambiental (e também com impacto positivo nas contas da empresa), este centro logístico é 45% mais eficiente que um espaço convencional com as mesmas dimensões. Para reforçar a redução da pegada ambiental, foram ainda instalados 6000 m2 de painéis solares e mais 15000m2 de telhado verde.