Novo Audi R8 RWD veio para ficar

O R8 de tracção traseira entra definitivamente para a gama da Audi, deixando de se encontrar limitado a edições especiais.

O R8 de tracção traseira entra definitivamente para a gama da Audi, deixando de se encontrar limitado a edições especiais.

A nova versão do Audi R8 RWS (Rear Wheel Series) adoptou um nome mais tradicional (R8 RWD - Rear Wheel Drive) e deixou de ser uma edição limitada, passando a ocupar um lugar definitivo na gama dos desportivos da marca alemã.

[smartslider3 slider=71]

Mais barato que o seu irmão, o Audi R8 Quattro, o novo R8 RWD não deixou de pedir emprestado alguns elementos do 'Quattro', para que não fique atrás do super desportivo de tracção integral, pelo menos no campo estético. São vários os pormenores pintados de preto brilhante e que, através de alguns'packs' opcionais, rapidamente se transformam em fibra de carbono. Em relação ao modelo anterior (R8 RWS) saltam à vista as novas entradas de ar dos pára-choques, em maior número e muito mais pronunciadas. Nota ainda para as enormes ponteiras de escape redondas, adoptadas em detrimento das antigas de formato quandrangular e que se inseriam num conjunto mais sóbrio.

[smartslider3 slider=72]

No 'coração da besta' está o bloco atmosférico 5.2L V10 de 540 cv, capaz de produzir 540 Nm de binário às 6.5000 rpm. A transmissão da potência é feita através da caixa de sete velocidades automática 'S Tronic', equipada com diferencial autoblocante. Em relação à versão 'Quattro', o novo R8 RWD tem menos 30 cv, compensando esse 'handycap' ao apresentar-se 50 kg mais leve. Acelera dos 0-100 km/h em 3,7 s e de atinge uma velocidade máxima de 320 km/h. Estes números pouco ou nada diferem na versão Cabrio que, ainda que com as suas limitações aerodinâmicas, não fica nada aquém do Coupé.

Ambas as versões do novo Audi R8 RWD serão introduzidas no mercado europeu a partir do primeiro trimestre do próximo ano. Os preços para o mercado nacional ainda não foram revelados, sabendo-se para a Alemanha, a versão Coupé estará disponível a partir de 144.000€. No mesmo mercado, a versão descapotável começa nos 157.000€.

TÓPICOS:
Audi R8