Novo Audi Q6 e-tron promete autonomia superior a 600 km

Depois de quase dois anos sem apresentar nenhuma novidade relevante, a Audi acaba de anunciar o novo Q6 e-tron para se situar...

Depois de quase dois anos sem apresentar nenhuma novidade relevante, a Audi acaba de anunciar o novo Q6 e-tron para se situar entre o Q4 e-tron e o Q8 e-tron. Com preços que vão desde os 77 350 euros até aos 97 820 euros as primeiras unidades chegam aos clientes ainda neste mês de julho

A base do novo SUV da Audi é a mesma que a Porsche utiliza na nova geração do Macan de quem herda também as mesmas motorizações. Assim, as versões disponíveis são o Q6 50 e-tron de 306 cv, o Q6 55 e-tron de 388 cv e finalmente o SQ6 e-tron de 490 cv.

A bateria de iões de lítio é a mesma e tem uma capacidade útil de 94,9 kW. Com ela, o novo Q6 e-tron promete uma autonomia até 836 km em ciclo urbano, um alcance que vai diminuindo para as duas versões mais potentes, sem, contudo, baixar dos 600 km de autonomia em qualquer uma delas.

Com uma potência máxima em corrente continua de 270 kW, é possível carregar a bateria dos 10% aos 80 % em apenas 21 minutos, sendo também possível recuperar 260 km de autonomia em apenas 10 minutos, o que não deixa de ser um tempo importante nas viagens mais longas.

Desde que, naturalmente, encontremos pelo caminho um posto com tamanha potência e estejam reunidas as condições para a bateria receber uma potência de carga tão elevada.

Generosa habitabilidade

Ainda que as prestações puras como a velocidade máxima e as acelerações não sejam relevantes quando o objetivo é atingir o máximo de autonomia. Mesmo assim a aceleração dos 0-100 km/h situa-se entre os 4,4 segundos para o SQ6 e os 6,7 segundos para o Q6 50 e-tron. 

A generosa distância entre eixos permite ter um interior com um elevado índice de habitabilidade e uma mala com uma capacidade que pode ir desde os 526 litros até aos 1529 litros a que acresce um pequeno espaço à frente de 64 litros capaz de alojar os cabos de carregamento ou objetos mais pequenos. 

No interior destaque para o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI, ambos formam um palco digital visualmente claro.

Para além desse destaque há outros como o head-up display de realidade aumentada, os comandos na porta do condutor, o "Olá Audi…" que é um assistente que permite o acesso a múltiplas funções e finalmente os altifalantes integrados nos encostos de cabeça. 

Exterior com apontamentos desportivos

Exteriormente são também muitas as novidades de um SUV que se apresenta com uma linha de cintura baixa e com imensas tecnologias inovadoras como as luzes traseiras OLED ou os faróis Matrix. O estilo marcado pela grelha frontal singleframe tem um pendor desportivo sem esquecer a aerodinâmica cujo Cx se situa em 0,29.

O novo Q6 e-tron insere-se num mercado bastante competitivo onde tem como principais concorrentes as marcas premium. Depois de um período sem novidades é natural que a marca alemã cresça acima dos 1,2% que registou até junho. 

LEIA TAMBÉM
"Salto tecnológico". Q6 e-tron é o primeiro Audi de base PPE e autonomia de 784 km

Para isso conta não só com este novo SUV como com os novos A6 e-tron e A5 previstos até ao final do ano. Uma vez que os principais clientes são empresas  o Q6 e-tron tem uma versão especial com um preço de 62 490 euros mais IVA.