Novo Audi A6 Avant ainda vem com motor de combustão

A Audi revelou o novo A6 equipado com motor de combustão - 2.0 TDI com 204 cv e 3.0 TFSI com 307 cv - associado a a uma tecnologia híbrida suave de 48V, que proporciona elevadas prestações com baixos níveis de emissões. Esta poderá ser a última geração deste modelo a vir com motor de combustão, apesar de eletrificado.

Após a versão elétrica do A6 Avant, denominada e-tron, a Audi apresentou oficialmente esta carrinha com motores de combustão, quer a gasolina, quer a gasóleo, mas já parcialmente eletrificados, graças à tecnologia mild-hybrid MHEV plus para reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Com um comprimento exterior de 4,99 metros, o novo A6 Avant tem mais seis centímetros do que a sua antecessora, mas o seu perfil é mais aerodinâmico, sendo anunciado um coeficiente de 0,25, que é o melhor valor de sempre numa carrinha da Audi com motor de combustão.

Para este feito na aerodinâmica contribuem as grandes cortinas de ar e as entradas de ar ajustáveis na frente, o spolier no tejadilho e os painéis nas laterais dos vidros. A traseira, por sua vez, incorpora um difusor que em conjunto com a zona de ombros e via larga acentua o caráter dinâmico.

O novo A6 Avant é construído com base na arquitetura PPC (Premium Platform Combustion) estreada no ano passado no A5. No capítulo mecânico estão disponíveis dois motores: um quatro cilindros 2.0 TDI com 204 cv e um seis cilindros 3.0 TFSI com 367 cv. Ambos dispõem de uma eletrificação parcial que não só apoia o motor de combustão como também melhora o conforto de condução, as prestações e reduz as emissões.

Sistema MHEV Plus

O sistema MHEV Plus é constituído por três componentes principais: uma bateria de 48 volts, o motor de arranque com alternador por correia (BAS) e o gerador do grupo motopropulsor (PTG) com unidade eletrónica de potência integrada. O PTG permite o estacionamento e a realização de manobras em modo totalmente elétrico.

O A6 Avant também funciona com energia elétrica quando se conduz lentamente na cidade, em trânsito lento, ou mesmo fora dos limites da cidade. Além disso, o PTG produz um binário adicional até 230 Nm e até 18 kW (24 cv) de potência no arranque ou na realização de uma ultrapassagem, por exemplo. Ao desacelerar, o PTG pode recuperar até 25 kW de energia.

Direção mais direta

O A6 Avant vem equipado de série com uma direção progressiva que passou a oferecer uma resposta ainda mais direta. A Audi refere que em comparação com o seu antecessor, a ligação do volante até às rodas foi concebida para ser mais rígida, incluindo a barra de torção, a cremalheira de direção rigidamente aparafusada e casquilhos dos braços de controlo mais rígidos.

O camber do eixo dianteiro foi igualmente ligeiramente aumentado. Aquelas medidas traduzem-se numa resposta da direção visivelmente melhorada e num maior feedback da estrada, o que, em combinação com a transmissão de alta performance, conduz a um comportamento preciso e ligeiro.

Para otimizar o comportamento dinâmico, o A6 Avant pode receber, em opção, a direção integral e a suspensão pneumática adaptativa, sendo que esta última regula a altura da carroçaria e a absorção das irregularidades do piso.

A direção integral está disponível como opção em conjunto com a tração integral quattro, trabalhando com uma função dinâmica cuja velocidade de reação foi ainda melhorada. A baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta à das rodas dianteiras.

A carrinha é assim mais ágil no trânsito citadino e em curvas apertadas, e o diâmetro de viragem é reduzido até um metro. A velocidades médias e elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras, permitindo um comportamento estável e ainda mais preciso.

Interior personalizado

Passando ao habitáculo, este foi projetado a pensar no condutor. Os ecrãs panorâmicos e do passageiro elevam a experiência digital a um novo patamar. A personalização é outro dos pontos fortes do A6 Avant, podendo o condutor escolher entre sete assinaturas digitais de luz à frente e atrás.

Para o elevado conforto a bordo contribui o tecto panorâmico de vidro ajustável, que amplifica a generosa sensação de espaço e permite ao condutor alternar entre um interior inundado de luz e uma proteção eficaz face ao sol.

O sistema de som premium 3D da Bang & Olufsen garante uma experiência sonora excecional, com altifalantes nos apoios de cabeça dianteiros que proporcionam um prazer auditivo personalizado. A base para tal é a sofisticada e estudada acústica geral do veículo, que se encontra ao mais alto nível graças a um superior isolamento acústico, entre outros fatores.

O pacote opcional de climatização automática de quatro zonas permite um nível particularmente elevado de conforto climático para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros. O pacote opcional de qualidade do ar inclui um ionizador e um sensor de poeiras finas, que melhoram a qualidade do ar no interior.

As encomendas do novo Audi A6 Avant podem ser efetuadas a partir de meados de março de 2025, estando prevista a entrega das primeiras unidades a clientes está prevista para o início do verão de 2025