A nova geração do Mercedes-AMG A 45 e CLA 45 inclui um modo de condução Drift que permite fazer acrobacias destas. Veja o vídeo
É já em setembro que chegam ao nosso mercado as versões mais musculadas no novo Mercedes Classe A. Falamos dos A 45 S (5 portas) e CLA 45 S (4 portas), preparados e assinados pela AMG em tudo o que mexe e não mexe, desde o motor de 2.0 litros e 4 cilindros com turbo (421 cv no S ou 387 cv no 45 normal), aos bancos desportivos, passando pelos travões, suspensão, reforços estruturais, transmissão, programação dos sistemas eletrónicos, sistema multimédia MBUX (programado especificamente para este carro e com informações de telemetria conjugáveis com o telemóvel), entre outros.
Andámos com ele na pista de Jarama, perto de Madrid, levando-o ao limite, na perseguição de um AMG GT R pilotado pelo conceituado Bernd Schneider, que nos ensinada, curva a curva, o melhor ponto de travagem, a melhor trajetória e a forma mais rápida e segura de explorar todas as potencialidades deste hatchback e sedan capaz de uma aceleração de zero a 100 km/h em 3,0 segundos (4,0 segundos o CLA 45 S).
Enquanto aguarda pela próxima edição da revista Turbo, onde lhe descrevemos mais em pormenor as novidades associadas a estas versões de topo do Classe A, fique com este vídeo bem demonstrativo daquilo que a conjugação entre a boa mecânica, a boa eletrónica e um bom piloto (da Mercedes…) conseguem fazer com um Classe A bem musculado e com o modo Drift Ativado.
Para acionar esta função basta selecionar o modo Race no botão Dynamic Select da consola ou, de uma forma mais entusiasmante, no bonito botão rotativo colocado no volante. Depois, desliga-se o ESP por completo pressionando o respetivo botão por alguns segundos, depois… coloca-se a caixa de 8 velocidades no modo manual sequencial (patilhas no volante) pressionando outro botão direto também colocado na consola e, finalmente, puxam-se ambas as patilhas do volante. A seguir, dá-se um toque com a da direita para confirmar e o A 45 AMG passa a poder atravessar-se como se tivesse só tração traseira, com a ajuda do novo diferencial traseiro de dupla embraiagem multidisco (uma para dada roda) a dar uma ajuda no aproveitamento da potência que é transmitida lá para trás.
Com a agressividade exterior habitual das versões AMG, o novo A (e CLA) 45 não deixa de ter uma aparência discreta face a tudo aquilo que consegue fazer.