Nova suspensão ativa Porsche: a magia Active Ride

A atualização do Panamera serviu para a mítica marca alemã apresentar várias novidades tecnológicas, incluindo o engenhoso sistema Active Ride que torna a suspensão do Panamera uma nova referência

A terceira geração do Panamera que teve leves retoques exteriores esconde um conjunto de novidades tecnológicas que vale a pena conhecer melhor, nomeadamente o sistema Active Ride que introduz novos parâmetros no desempenho de uma suspensão que pretende ser cómoda, mas ao mesmo tempo exigente do ponto de vista dinâmico.

Assim o sistema Active Ride é uma nova geração de suspensão ativa da Porsche que passará a estar disponível nas versões mais evoluídas do Panamera, nomeadamente no Turbo E-Hybrid e no Turbo S podendo no futuro ser utilizado noutros modelos da marca.

Um sistema mais ativo

Este é um sistema que nasce da necessidade de melhorar a anterior solução conhecida por PDCC (Controlo Dinâmico do Chassis Porsche) que mais não é do que um sistema semi-ativo com alguns pontos débeis que este novo sistema corrige com grande eficácia.

O Active Ride conta com um módulo de suspensão pneumática tipo monocâmara e um amortecedor de duas válvulas ligado a uma bomba electro-hidráulica (em contraponto com a anterior suspensão pneumática normal com barra estabilizadora semi-ativa).

O seu funcionamento reage muito bem às mudanças na superfície da estrada permitindo inclusive que a suspensão incline o carro nas curvas.

Ela também combate igualmente as acelerações e as travagens bruscas aplicando a pressão extra necessária para nivelar o carro.

O sistema hidráulico também eleva instantaneamente o carro até 550 milímetros ao aceder ao interior ou quando a estrada apresenta bastantes irregularidades.

Parece magia

A função do sistema é eliminar todos os elementos que causem rigidez como as barras estabilizadoras que podendo ser eficazes no controlo dinâmico do carro retiram conforto.

Esta tecnologia é mais ao menos semelhante no seu efeito à suspensão preditiva utilizada pela Audi no A8 e no S8 dai o comportamento ser muito similar, com a diferença de ter uma reação mais rápida e de compatibilizar de uma forma mais eficiente a difícil relação conforto/comportamento dinâmico.

O contacto que tivemos com esta tecnologia aquando da apresentação da nova geração do Panamera comprava isso mesmo.

Uma tecnologia que funciona melhor nas curvas uma vez que a função de inclinação combate eficazmente as forças laterais de forma quase impercetível ao mesmo tempo que reage instantaneamente aos movimentos da direção.

Em linha reta e em estradas muito irregulares o comportamento do Panamera é de uma grande suavidade e de uma enorme sensação de estabilidade.

Não admira que no futuro a marca aplique este sistema noutros modelos nomeadamente no Cayenne.