Nova Strada. Eis a pick-up da Fiat... mas que não vem para a Europa

Líder de vendas no segmento das pick-up de tração dianteira no Brasil, a Fiat Strada entra na segunda geração, oferecendo um novo design, tecnologia.

Líder de vendas no segmento das pick-up de tração dianteira no Brasil, a Fiat Strada entra na sua segunda geração, oferecendo um novo design, tecnologia e segurança. Uma das novidades absolutas é uma inédita versão de cabina dupla. Infelizmente, dificilmente virá para a Europa, porque só tem motorizações a gasolina ou etanol.

A Fiat lançou a segunda geração da Strada no Brasil, uma pick-up de tração dianteira destinada a satisfazer as exigências de quem procura um veículo com uma boa capacidade de carga, dimensões compactas e custos de manutenção razoáveis.

A primeira geração deste modelo chegou a ser comercializada no mercado nacional e registou algum sucesso. A introdução de normas de emissões mais exigentes na Europa obrigaram a marca italiana a retirar a pick-up Strada do seu portefólio.

No seu mercado de origem, este modelo continuou em produção e comercialização, sendo líder no seu segmento há duas décadas. A nova geração recebeu algumas inovações importantes ao nível do design, tecnologia e segurança.

Fiat Strada com Cabina Plus
Fiat Strada com Cabina Plus

Os responsáveis da Fiat procuraram manter inalteradas as qualidades percepcionadas da pick-up Strada - versatilidade, qualidade, confiança, robustez, custo de utilização - para responder aos consumidores que pretendem um veículo moderno, seguro e com modernas tecnologias para a família e o lazer.

Três versões de cabina

Para responder a essas necessidades, a Strada recebeu uma inédita versão de cabina dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros. Até agora só estavam disponíveis as variantes de cabina simples e alongada, que se mantêm no portefólio.

LEIA TAMBÉM
Fiat considera novo SUV baseado no Fiat Tipo. Além de um novo Punto

O design da nova Fiat Strada apresenta uma influência italiana para ser funcional e emocional ao mesmo tempo. A parte dianteira é dominada por um capot elevado e vincado, que sugere força e rodustez. A grelha imponente integra o logotipo da marca e os grupos óticos em LED com luzes de circulação dianteira.

A linha de cintura é ascendente, destacando-se as cavas das rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as luzes funcionam como assinatura deste modelo.

Capacidade de carga pode chegar aos 720 kg
Capacidade de carga pode chegar aos 720 kg

A nova Strada recebe uma plataforma denominada MPP, dedicada especificamente ao desenvolvimento da nova pick-up. A marca reivindica um aumento de 10% na rigidez torsional, reforçando a sua resistência e durabilidade estrutural.

A nova plataforma também permitiu a introdução de uma nova suspensão dianteira e traseira para melhorar o conforto e a condução.

A altura ao solo da nova Fiat Strada aumentou para até 214 mm. Os ângulos de ataque (até 24º) e de saída (28º) estão entre os melhores da categoria de pick-up 4x2.

A nova suspensão traseira permitiu aumentar a distância entre as cavas das rodas da caixa de carga para 1059 mm. A capacidade de carga é de 650 kg na versão de cinco lugares e até 720 kg na cabina simples.

Motores etanol e gasolina

No capítulo mecânico, as versões de entrada da pick-up da Fiat, denominadas Endurance, recebem um motor 1.4 Fire, que desenvolve uma potência de 88 cv na versão a etanol e 85 cv na versão a gasolina. As versões Freedom contam com o bloco de quatro cilindros 1.3 Firefly com 109 cv de potência na variante a etanol e 101 cv a gasolina.

Em termos de equipamento, todas as versões contam com controlo de estabilidade, assistência de arranque em rampa e controlo de tração avançado E-Locker (TC+).

Este último está vocacionado para situações ligeiras de fora de estrada, auxiliando sempre que o veículo encontra superfícies escorregadias. Ao carregar na tecla TC+, o sistema transfere mais binário para a roda com maior aderência, permitindo superar o obstáculo. A função é desativada a partir dos 65 km/h.

Nova Fiat Strada recebe sistema de infoentrenimento UConnect 7
Nova Fiat Strada recebe sistema de infoentrenimento UConnect 7

O sistema TC+ também ativa o ABS Off-Road, que se destina a melhorar a travagem quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo travar a roda por breves instantes e formando "cunhas" de material na frente da roda. Este sistema melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.

O habitáculo da nova Fiat Strada passa a estar disponível com o conhecido sistema multimedia e infoentretenimento Uconnect 7". Com ecrã tátil de sete polegadas oferece compatibilidade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto, permitindo emparelhar até dois smartphones.

O sistema oferece funções como navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem "handsfree" para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.