Concluída que está a apresentação do novo Juke, a Nissan trabalha já naquela que será a nova geração de outro SUV: o X-Trail. Do qual, diga-se, surgiram agora algumas fotos, naquela que poderá ser a sua versão norte-americano. Surge a questão: será este o futuro X-Trail?
Hoje em dia já com um longo percurso, iniciado no distante ano de 2014, o X-Trail é, presentemente, um dos modelos mais antigos, na gama da Nissan.
LEIA TAMBÉM
Nissan Crossover Domination 2020: celebrar o sucesso no extremo da Ibéria
Consciente deste facto, a Nissan não tem estado propriamente a dormir e, há já algum tempo, que trabalha na nova geração do maior dos seus SUV. Que, aliás, poderá ter sido agora protagonista, de um inadvertido e antecipado desvendar, através dos nossos companheiros da Allcarnews, daquilo que poderemos esperar, relativamente ao modelo, e também na Europa.
De resto e quanto às imagens agora surgidas na rede social Instagram, realce para a aproximação estética, na versão norte-americana do X-Trail, onde é conhecido por Rogue, à nova linguagem de design da marca, desvendada com o novo Juke. A começar, nas ópticas bi-partidas, na grelha marcada por uma moldura inferior metalizada, mas também no novo emblema, revelado, pela primeira vez, no Ariya concept.
Marcado ainda por uma traseira também ela reformulada e de linhas mais rectilíneas, o futuro X-Trail anuncia-se, assim, como uma proposta de aspecto mais agressivo e intenso, além de com muitas novidades. Também no interior.
Habitáculo mais personalizado e tecnológico
Olhando, mais uma vez, para as imagens, a garantia de que o próximo X-Trail ostentará um habitáculo bem mais personalizado, do qual promete sobressair uma imagem igualmente tecnológica, lado-a-lado com uma maior importância dada ao condutor. Basta reparar na consola totalmente redesenhada e agora mais direccionada para o posto de comando.
Aliás e ainda na consola central, destaca-se um generoso ecrã que se supõe táctil, a fazer concorrência àquele que será o primeiro painel de instrumentos 100% digital (e, quiçá personalizável), num modelo Nissan. Sendo que, o novo X-Trail, promete equipar, ainda, uma versão mais evoluída do conhecido sistema ProPilot de condução semi-autónoma.
À espera do híbrido?
Finalmente e em termos de motorizações, as informações divulgadas em conjunto com as fotos, referentes ao mercado americano, falam em dois blocos a gasolina: um 2.5 atmosférico de 190 cv e um 2.0 VC Turbo de compressão variável, com 250 cv. Ainda que, o mais natural, seja, igualmente, esperar por motorizações Diesel, blocos a gasolina mais pequenos (e adequados à Europa) e, quem sabe, até algumas variantes semi-híbridas, baseadas numa arquitectura de 48V. E, já agora, também uma variante híbrida plug-in.
Quanto à chegada ao mercado, as informações referem a possibilidade da nova geração do X-Trail chegar aos concessionários norte-americanos, dentro de apenas alguns meses. Prazo que, no entanto, a pandemia de coronavírus promete desde já atrasar...