Nova geração do Fiat Ducato (e não só) chega em 2027

A fábrica de Atessa irá passar a produzir em 2027 a nova geração dos furgões de grandes dimensões das marcas Citroën, Fiat Professional, Opel e Peugeot, de acordo com informações transmitidas pela administração da Stellantis ao governo e sindicatos italianos.

A Stellantis vai produzir uma nova geração de comerciais de grandes dimensões na fábrica de Atessa, em Itália, em 2027. A informação foi comunicada numa reunião ao Governo transalpino e aos sindicatos pelo grupo franco-italo-americano.

Isto significa que a Stellantis Pro One deverá estar a trabalhar no desenvolvimento de uma nova geração dos modelos Citroën Jumper, Fiat Professional Ducato, Opel Movano e Peugeot Boxer, sendo de prever que seja extensível ao Proace Max da Toyota.

A Stellantis anunciou recentemente uma nova plataforma multienergia, denominada STLA Frame, destinada a suportar pick-up, veículos comerciais ligeiros e SUV. A nova arquitetura estará preparada para acomodar diferentes tipos de propulsão, incluindo um sistema elétrico a bateria (BEV), uma configuração de veículo com autonomia alargada (REEV), motores de combustão interna, híbridos e propulsão a hidrogénio.

Carga útil superior a uma tonelada

Segundo a Stellantis, a plataforma STLA Frame foi projetada para oferecer uma carga útil de 1224 kg e uma capacidade de reboque até 6350 kg.

A plataforma é construída com aço avançado de alta resistência, contando com uma secção central alargada que aloja o conjunto da bateria com travessas reforçadas para a proteger em caso de impacto lateral.

A plataforma foi concebida para disponibilizar uma autonomia de até 800 quilómetros e um alcance com extensor de autonomia (REEV) de até 1100 quilómetros. A Stellantis prevê utilizar conjuntos de baterias com refrigeração líquida, cuja capacidade pode variar entre 159 kWh e 200 kWh.

A STLA Frame foi igualmente concebida para suportar futuras tecnologias de armazenamento de energia. Os módulos duplos de propulsão elétrica (EDM) foram concebidos e montados pela própria Stellantis para não só oferecerem potências de até 250 kW mas também capacidade de tração integral.