Audi Nose Team. A equipa cuja principal tarefa é cheirar carros

A Audi tem uma equipa de profissionais, denominada por "Nose Team", cuja principal tarefa é assegurar que os seus modelos cheiram bem.

Sim, leu bem: a Audi possui uma equipa de profissionais, denominada "Nose Team", cuja principal tarefa é assegurar que os seus modelos cheiram bem. Nós, nem queremos imaginar, a quantas horas de trabalho intensivo, esses narizes ficam sujeitos!

Um dos elementos mais agradáveis, quando entramos num carro novo, é, sem dúvida, o cheiro. Aliás, independentemente da idade do carro, o odor é um elemento relevante na experiência que temos com um automóvel.

Soa algo engraçado, mas a verdade é que esta equipa desempenha um papel importantíssimo
Soa algo engraçado, mas a verdade é que esta equipa desempenha um papel importantíssimo

Pois bem, pelos vistos, a Audi leva esta ideia extremamente a sério. A demonstrá-lo, o facto de possuir, desde 1985, uma equipa de profissionais, intitulada de "Nosenteam"(em alemão), "Nose team" em inglês, ou, "Equipa Nariz", em português. E que tem por missão, tornar todos os carros da Audi, experiências odoríferas agradáveis.

LEIA TAMBÉM
As marcas Premium com maior qualidade inicial… nos Estados Unidos

E, quando dizemos todos carros da Audi, dizemos mesmo todos. Já que, poderia pensar-se que seria um tipo de labor apenas aplicado aos topos de gama da marca; mas, não - até os modelos mais humildes, são escrutinados pelas narinas exigentes da "Nose Team".

Esta equipa de cinco pessoas, tem como tarefa assegurar que os odores provevientes dos materiais, tecidos, resinas e químicos, usados no fabrico dos Audi, emanam, ou o cheiro adequado, ou, então, odor algum. 

10 exigentes narinas

A equipa, integrada na Audi Bavarian Quality Center, utiliza um sistema de classificação de odores, que começa no número 1, que equivale à ausência de cheiro, até ao número 6, sinónimo de odores tão fortes que se tornam insuportáveis).

A título de exemplo, materiais como o vidro, cerâmica e metais, geralmente obtêm a classificação 1. Enquanto, materiais com uma classificação a cima da escala 4, são chumbados, e como tal, não poderão figurar em modelos de produção.

Pode parecer algo secundário, mas a verdade é que o cheiro de um carro tem um impacto grande na experiência que obtemos dele
Pode parecer algo secundário, mas a verdade é que o cheiro de um carro tem um impacto grande na experiência que obtemos dele

No entanto, não são apenas os Audis novos, a usufruírem das "snifadelas" da "Nose Team". Já que a marca, também, entrega, de vez em quando, à equipa, modelos já com alguns quilómetros, para esta os analisar em laboratório.

Neste caso, com o intuito de verificar se se mantém, ou não, a "performance" odorífera desejada, e se continuam a cumprir as exigências.

O cheiro do seu automóvel não é mero acaso, muitas outras marcas têm a sua "Nose Team", que manipulam o odor que os carros emanam
O cheiro do seu automóvel não é mero acaso, muitas outras marcas têm a sua "Nose Team", que manipulam o odor que os seus modelos emanam

Ainda neste contexto, se um modelo não passar nos parâmetros, a equipa fica incumbida de trabalhar em soluções e alterações, aplicáveis aos processos de produção, com o óbvio intuito de melhorar ou neutralizar um cheiro.

LEIA TAMBÉM
Novo Audi A3 Sportback. Portugal já tem versões, motores e preços

Um dos elementos desta equipa, que tem assegurado que os modelos da Audi cumprem os rigorosos testes de odor, desde o inicio dos anos 2000, é Heiko Lüßmann-Geiger. O qual defende, e com razão, que o cheiro de um carro, é um elemento essencial na experiência que o condutor tem.

"No que toca ao conforto, o odor é a base em que todas as outras características de um carro, assentam. Neste sentido, se um odor incomodar o condutor, todas as outras qualidades do carro, não serão percepcionadas tão positivamente", afirma.