Lembra-se dele? Mítico Nokia 3310 está de regresso... para roubar carros!

Especialmente entre os leitores nos "enta", o mítico Nokia 3310 continua uma grata recordação, que agora regressa; mas, para roubar carros?!

Especialmente entre os leitores que já entraram nos "enta", o mítico Nokia 3310 continua sendo, estamos certos, uma agradável recordação. No entanto, qual seria a reacção do leitor, se lhe disséssemos que o telemóvel tem vindo a ser reactivado... mas para roubar carros?

Recordado, ainda hoje, como um telemóvel tão atraente, quanto destrutível, o Nokia 3310 foi uma autêntica referência e objecto de desejo, entre todos aqueles que eram jovens, no início do século XXI.

De resto e ainda hoje guardado, em casa de muitos fãs da tecnologia, como verdadeira e saudosa recordação, a verdade é que o pequeno telemóvel parece ter regressado à atividade, ainda que com propósitos muito diferentes e não tão elogiáveis, quanto os de outrora. Pelo contrário e segundo noticia a AutoBild, para servir de meio para hackear automóveis!

https://youtu.be/PssSpqbUbeQ

Ainda de acordo com a publicação, a escolha não tem a ver com qualquer programa escondido e maléfico que o aparelho possa ter, mas, sim, com o facto de ser resistente e, principalmente, permitir a instalação de um dispositivo com o qual os ladrões de automóveis conseguem apoderar-se do carro.

Aliás, vale a pena também dizer que, a sucessão de casos, deu já origem, inclusivamente, ao surgimento de alguns vídeos na rede social YouTube, em que é mostrado como tudo é feito.

LEIA TAMBÉM
É demais! Carro-salsicha de Oscar Mayer foi presa dos ladrões de catalisadores

No vídeo que aqui reproduzimos, o veículo em questão é um Toyota, que, de início e ao ver pressionado o botão Start, acusa a falta de chave.

Dificuldade que, no entanto, acaba sendo facilmente ultrapassada, a partir do momento em que o "ladrão" conecta o telemóvel ao carro, através de um cabo USB, e selecciona, no ecrã do aparelho, a opção de obter dados do veículo.

A partir daí, o sistema consegue clonar a chave eletrónica do veículo, levando este último a reconhecê-la como estando presente. Sendo que, a partir daí, torna-se possível ligar o motor, destrancar o volante, e arrancar.

Quem havia de dizer que o mítico Nokia 3310 viria a ser utilizado para roubar carros?!...
Quem havia de dizer que o mítico Nokia 3310 viria a ser utilizado para roubar carros?!...

Contudo e no caso de estar já a pensar que a culpa é do telemóvel, saiba que não; na verdade, o principal responsável é o dispositivo que é previamente instalado no Nokia 3310 e que os ladrões conseguem obter através da chamada 'Dark Web', por preços que variam entre os 2.500 e os 18.000 euros.

Aliás e segundo também avança a AutoBild, o mesmo dispositivo foi já assinalado com outros tipos de "camuflagem", tais como sistemas de alta-voz.