Depois do M600 lançado em 2009, eis que o pequeno fabricante inglês Noble volta à carga, com a apresentação da sua mais recente criação: o superdesportivo M500, impulsionado por um V6 de origem Ford.
Segundo avança a britânica Autocar, o novo superdesportivo da Noble deverá estar disponível para venda apenas no final deste ano de 2022. Já que, neste momento, o modelo está disponível apenas como protótipo, embora muito próximo daquilo que será o carro de produção.
Sobre a nova proposta do pequeno fabricante britânico, as informações entretanto divulgadas pela revista britânica referem que o M500 contará com um motor V6 3.5 biturbo de origem Ford, a debitar 558 cv de potência. Com o bloco a ganhar o apoio de uma caixa de velocidades manual de seis velocidades, fornecida pela Graziano.
Recorrendo a um chassis tubular "70% idêntico ao do M600", segundo refere à Autocar o director administrativo da Noble, Peter Boutwood, e com o V6 disposto em posição central, logo atrás de condutor e passageiro, o Noble M500 recorre, depois, a uma carroçaria feita de material compósito, reforçado com fibra de vidro, neste caso, mais barata do que a solução em fibra de carbono do M600. Ainda assim, prometida fica, desde já, a disponibilização de vários componentes em fibra de carbono, também como forma de conseguir um peso final o mais baixo possível.
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Também no capítulo técnico, a presença de uma suspensão double-wishbone, com molas e amortecedores passivos, enquanto a direcção é hidraulicamente assistida. Sendo que o fabricante promete, desde já, que, quer na condução, quer no tacto, o M500 assemelhar-se-á muito ao M600; até mesmo na dispensa de qualquer sistema ABS ou airbags!
Anunciando o mesmo comprimento do M600, embora sendo ligeiramente mais largo, o M500 foi igualmente concebido com o propósito de ser mais espaçoso. Isto, apesar de oferecer, de série, baquetes Recaro Podium (existem outras possibilidades, para os menos receptivos), conjugadas com pedais ligeiramente descentrados, além de uma instrumentação digital simplificada.
Salientar, ainda, que, também com o propósito de favorecer a utilização, tanto as entradas, como as saídas, do habitáculo, tornaram-se mais fáceis que no M600, graças à construção de soleiras das portas mais estreitas. Isto, ao mesmo tempo que, na frente, surge uma bagageira razoavelmente espaçosa, semelhante à de um McLaren ou de um 911.
Para já ainda na forma de protótipo, cuja primeira unidade foi totalmente construída na fábrica da marca em Leicester - onde, aliás, a produção do M600 chegou ao fim em 2018 -, a Noble assume que, embora este carro seja já um pré-produção, sujeito inclusivamente a testes de alta velocidade, os seus criadores gostariam de fazer, ainda, alguns melhoramentos. Como, por exemplo, adicionar um pouco mais de ângulo à asa traseira.
Finalmente e quanto à produção, os responsáveis da Noble assumem que gostariam de alcançar uma produção na ordem dos 50 carros por ano. Algo que, reconhece Boutwood, é um número mínimo face àquilo que os rivais conseguem, mas "produção em massa para nós".
Contudo e até por não ter ainda um preço final para o M500, a marca britânica não aceitou, até ao momento, qualquer encomenda, refere a Autocar.