Levou licitadores à loucura no verão de 2014, levará certamente um bando de criminosos profissionais a perder as estribeiras no novo filme de acção Overdrive: O Ferrari 250 GTO é a obra-prima da Ferrari e o coleccionável mais cobiçado do mundo. Naturalmente é, também, o epicentro do terramoto de um filme cheio de acção. Um dos carros no centro da história do novo filme de acção Overdrive: Os Profissionais é um modelo impar na história da construção automóvel. Giotto Bizzarrini e Mauro Forghieri desenharam o Ferrari 250 GTO, com a Carrozzeria Scaglietti para o Grupo 3 da competição FIA Grand Touring Car, numa altura em que as regras dos campeonatos estipulavam 100 unidades como mínimo de entrada. Mas de alguma maneira a Ferrari produziu apenas 39 e conseguiu safar-se das malhas desse regulamento. Foi a sua raridade combinada com o sucesso nas pistas e beleza inenarrável que tornaram o 250 GTO no automóvel mais caro de sempre vendido em leilão: foram 36,5 milhões de euros. O Ferrari 250 GTO foi produzido entre 1962 e 1964 com um motor da marca italiana Tipo 168/62 V12 com 300CV que o tornou numa lenda a nível mundial.O seu nome remete para a capacidade dos seus cilindros (250cc) e também para a homologação para competição (Gran Turismo Omologato). A sua base era o chassis com 2400mm de distância entre eixos do 250GT SWB (o 'passo corto'), mas reforçado para maior rigidez estrutural, e conseguiu logo na primeira visita a Monza, com Stirling Moss ao volante, bater o recorde do traçado que estava na posse desse modelo. Nessa tentativa recebeu a alcunha de Il Mostro (O Monstro) e não havia dúvidas que tinha nascido um "papão" dos circuitos mundiais, batendo sem apelo os rivais Jaguar E-Type e Shelby Cobra. Entre o seu palmarés encontram-se os triunfos em 1963 e 1964 no Tour de France e na categoria GT de Le Mans e dos 1000km de Nurburgring, a que se junta ainda a tripla vitória, entre 62 e 64, nesta classe da Targa Florio. Foi precisamente esta aura de campeão, em conjunto com um visual irresistível e uma capacidade para se comportar com igual mestria na estrada e no circuito que tornaram o Ferrari 250 GTO num verdadeiro mito. Embora não haja dúvida de que é o carro mais desejado pelos coleccionadores, há uma hierarquia entre homólogos. A vontade dos coleccionadores oscila conforme o historial individual de corrida de cada um destes ícones, mas a realidade é que qualquer 250 GTO é um investimento seguro a longo a prazo para aqueles que conseguem adquiri-lo. A oferta é curta e é muito provável que a procura suba indefinidamente ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, cada Ferrari 250 GTO novo custava 18 mil dólares em 1962. Em 1980, após restauração, 200 mil dólares era o valor da transacção entre coleccionadores do modelo. Em 2004, a estimativa apontava para os 7 milhões de euros, em 2010 alcançou os 26 milhões, e em 2014 atingiu os referidos 36,5 milhões de euros em leilão. Existe ainda a indicação de que um exemplar foi transacionado entre particulares por 52 milhões de euros em outubro de 2013, o que na taxa de cambio atual significaria 46,47 milhões de euros. Não há ladrão profissional que resista! Por isso, antecipamos uma longa contenda cinematográfica por este carro tão especial, onde também outras estrelas como as da BMW vão deixar as suas marcas nas estradas. Se quiser ganhar bilhetes para a ante-estreia do Overdrive: Os profissionais lembramos que está a decorrer um passatempo no nosso site. Conheça aqui os pormenores para participar. Se é fã da Ferrari não pode deixar de descobrir na Revista Turbo nº 430, nas bancas de todo o país, o nosso especial dedicado à Ferrari, que assinala os 70 anos da mítica marca transalpina.