A Nissan deu a conhecer, esta madrugada de quarta-feira, a mais recente geração do seu desportivo Z, marcado não somente por um design assumidamente retro, como também por um V6 Twin Turbo a anunciar 406 cv de potência. Infelizmente, sem promessas de comercialização na Europa...
Anunciada pelo concept Z Proto desvendado em setembro último, aquela que é também a sétima geração do desportivo Nissan Z, sucessora do 370Z, e rival directa do Toyota Supra, deverá entrar em comercialização, durante o próximo ano de 2022. Embora e pelo menos para já, apenas nos mercados japonês e norte-americano.
Quanto à exclusão dos mercados europeus, a Nissan justifica-a com aquilo que descreve como "o fenómeno de retracção a que se assiste no mercado europeu dos pequenos desportivos, assim como as regulamentações específicas sobre emissões".
Com um novo V6... e caixa (também) manual
Relativamente ao modelo propriamente dito, destaque para a transformação operada no propulsor, com o Nissan Z a abdicar do V6 3.7 litros que figurava no 370Z, para adoptar um novo V6 3.0 litros Twin Turbo. Que, aliás, a marca nipónica já utiliza no coupé Infiniti Q60.
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De resto e além de anunciar mais 69 cv de potência que o V6 anterior, o novo bloco promete, ainda, um binário máximo de 475 Nm às 5600 rpm, ou seja, mais 30% do que o propulsor do 370Z.
A acrescer ao novo V6, duas possibilidades de transmissão: uma caixa manual de seis velocidades, ou, em alternativa, uma caixa automática de nove velocidades. Ambas, acompanhadas de sistema Launch Control a procurar aprimorar o desempenho, com as unidades equipadas com transmissão manual a contarem, ainda, com um eixo de transmissão em fibra de carbono, assim como com função de manutenção da rotação, nas reduções de caixa.
Já nos modelos de transmissão automática, a inclusão de um sistema de modos de condução com duas opções, Standard e Sport, esta última, a prometer uma capacidade de aceleração ainda melhor, direcção de feeling mais desportivo, melhor sonoridade, assim como uma reformulação das características dinâmicas do desportivo.
Aliás e segundo também defende a Nissan, o desenvolvimento deste novo Z foi feito no sentido de melhorar as características de condução exibidas pelos antecessores. Com engenheiro-chefe responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, Hiroshi Tamura, a comentar que, "mais do que ser potente e ágil, o novo Z foi concebido para ser um só, com o condutor, assim como um verdadeiro 'parceiro de dança' nas aventuras em estrada".
A justificar esta ideia, a promessa feita pela marca nipónica, de que o novo Z oferecerá uma maior rigidez na carroçaria que o 370Z. Isto, a juntar à mais-valia de um novo sistema de direcção hidráulica electrónica, assim como de pneus dianteiros mais largos, em jantes de 18 polegadas (19", nas versões de topo), com o objectivo de aumentar o desempenho em curva.
Também os amortecedores, tanto dianteiros, como traseiros, adoptam um novo design, que a Nissan garante reduzir a força de amortecimento em cerca de 20%, melhorando a estabilidade. Sendo que, em conjunto com esta alteração, também a suspensão em alumínio do tipo double-wishbone foi revista.
Reinterpretação do Z de 1969
Passando aos aspectos estéticos, a introdução de elementos de estilo importados do modelo original de 1969, como é o caso do capot longo e da traseira curta, a que este novo Z acrescenta outras soluções retro. Entre as quais, os faróis LED com dois semi-círculos, a remeterem para o Fairlady 240ZG dos anos 70.
Ainda na frente, uma lâmina aerodinâmica, complementada, nas versões de maior performance, com um spoiler traseiro.
A mesma combinação entre o Passado, o Presente e o Futuro, surge aplicada no habitáculo, onde um ecrã táctil de 8", parte do sistema de infoentretenimento, no centro do tablier, acaba conjugado com elementos de design clássicos, importados do Z original. Assim como com um painel de instrumentos digital de 12,3", totalmente personalizável, ainda que de inspiração analógica.
Quanto aos bancos, são inspirados nos do GT-R, como forma de garantir um melhor conforto e regulação, além de um maior uso da camurça.
Com duas versões para as Américas
Com promessas de comercialização no mercado americano com duas versões, Sport e Performance, este último com jantes de 19" e elementos extra na carroçaria, o novo Nissan Z deverá contar, ainda, com uma edição especial e limitada de lançamento, denominada Z Proto Spec. Que, como o próprio nome indica, vai buscar inspiração ao concept, exibindo pinças de travão amarelas, jantes numa liga de alumínio de bronze, além de outros elementos de estilo, feitos sob medida.
Já o modelo destinado ao mercado interno do Japão, apresentará diferenças substanciais, tendo, por isso, apresentação própria, a realizar, à partida, ainda este ano. Sendo também certo que adoptará nome diferente - Fairlady Z.
Finalmente e quanto a preços, nada foi ainda revelado.