Eis o próximo Z. Nissan dá a conhecer o Nissan Z Proto

Doze anos após ter apresentado o atual 370Z, a Nissan dá a conhecer o concept que resultará no futuro Z: o Nissan Z Proto.

Doze anos após ter apresentado o atual 370Z, eis que a Nissan dá a conhecer o concept que, muito provavelmente, resultará no futuro Z: o Nissan Z Proto. Um desportivo de linhas inspiradas em modelos bem conhecidos como o Datsun 240 Z ou o 300ZX, cuja versão de produção só deverá surgir, no entanto, em 2021.

Marcado por uma estética assumidamente retro, o Nissan Z Proto remete para alguns dos mais icónicos modelos Z através, desde logo, da pintura exterior escolhida: um amarelo brilhante pérola, a remeter para a cor com que foi lançada a primeira geração 240.

A juntar a esta escolha, um capot dianteiro alongado, ópticas LED arredondadas e uma grelha frontal quadrada, a remeterem para outras gerações Z, não faltando sequer um emblema "Fairlady Z" na mala.

Ainda na traseira, uma estética não menos desportiva, com uma larga faixa negra a engolir os farolins LED rectangulares, a mesma cor da zona inferior do pára-choques, onde surgem dois generosas ponteiras de escape redondas. Em suma, uma traseira a fazer lembrar o Nissan 300ZX da década de 90 do século passado.

LEIA TAMBÉM
Chega a 15 de Setembro. Nissan Z Proto anuncia-se em vídeo

A par de todos estes elementos de aspecto mais retro, a aplicação de alguns materiais verdadeiramente modernos e atuais, como é o caso da fibra de carbono utilizada nas saias laterais, "lábio" dianteiro e difusor traseiro, ou até mesmo das jantes em liga leve de 19 polegadas, com pneus 255/40R19 no eixo dianteiro e 285/35R19 nas rodas traseiras.

De salientar, ainda, que, de acordo com as (poucas) informações divulgadas pela Nissan, o concept Z Proto consegue ser maior, em todos os sentidos, que o actual 370Z. A começar, no comprimento, que atinge os 4,38 metros, seguido da largura, que é de 1,84 metros, e da altura, fixada nos 1,31 metros.

Interior retro mas com todas as tecnologias

Passando ao interior do habitáculo, uma inspiração igualmente retro, ainda que de linhas limpas, mas também marcadas por vários ecrãs. Sendo que, no centro da atenção do condutor, surge o volante de três braços com o logótipo Z ao centro e vários comandos agregados.

Quanto aos bancos, apenas dois como no 370Z, recorrem a um misto de Alcantara e Pele negra, com o contraste a ser feito pelas dobras e pespontos a Amarelo que também podem ser encontrados no volante, manche da caixa de velocidades e consola central.

Quanto a tecnologia, destaque para a presença de um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, acrescido de um não menos generoso ecrã táctil parte do sistema de infoentretenimento, além de três manómetros na parte superior do tablier, com informação acrescida.

Um V6 Twin Turbo de 400 cv?

A terminar e como motorização escolhida, um V6 Twin-Turbo sem posição ou potência anunciada - é preciso não esquecer que se trata de um concept... -, ainda que e no caso de se tratar do mesmo motor que equipa os Infiniti Q60, este possa chegar aos 400 cv de potência.

Igualmente confirmada pela Nissan, é a presença de uma caixa manual de seis velocidades, com a responsabilidade de direccionar a potência apenas para as rodas traseiras. Sendo que, o fabricante, também assume que, além desta transmissão, o modelo também deverá poder vir a acoplar caixa automática, neste momento, em desenvolvimento.

https://youtu.be/qKXtsW33Ij0

NOTA: Pouco depois da apresentação do Nissan Z Proto e publicação desta peça, a Nissan fez saber que, devido à questão das emissões, o futuro Z não será comercializado na Europa. Uma notícia que, confessamo-lo, bem gostaríamos de não ter de dar...