A eletrificação da quarta geração do Nissan X-Trail e-Power proporciona o refinamento dos automóveis elétricos sem o incómodo dos cabos. Com um motor 1.5 turbo a servir de gerador também acabou a ansiedade da autonomia. Basta atestar o depósito e seguir viagem.
O conceito é conhecido do Nissan Qashqai. O motor a gasolina de 204 cv e taxa de compressão variável serve apenas de gerador. Não tem qualquer ligação física ao eixo dianteiro. Este é acionado por um motor elétrico de 204 cv.
Com esta configuração, o Nissan X-Trail e-Power tem preços desde os 49 000 €. Por mais 2250 € é possível acrescentar um motor elétrico de 128 cv ao eixo traseiro. Denominada e-4orce, esta tecnologia eleva a potência combinada até aos 213 cv e baixa o tempo do arranque até aos 100 km dos oito para os sete segundos.
Bateria limitada
O motor térmico é essencial porque a bateria tem apenas 2,1 kWh de capacidade. A autonomia EV não vai além de um par de quilómetros, nas condições ideais. O que se perde em autonomia ganha-se em redução de peso. Como o motor térmico trabalha em regime estacionário é possível anunciar consumos de 5,8l/100 km.
Para além das motorizações, o Nissan X-Trail e-Power alarga as escolhas ao número de lugares. Aos cinco lugares base junta-se uma versão com sete lugares (52 050 €). Esta está associada em exclusivo ao sistema de tração integral e-4orce.
Jogar com os bancos
Uma calha de 22 cm permite mover a segunda fila para aceder à terceira sem problemas de maior. Os dois lugares traseiros prometem ser confortáveis para ocupantes até 1,60 metros de altura. Daí para cima é castigo.
A calha da segunda fila permite jogar com o espaço da mala. Os 575 litros homologados podem chegar aos 700 l ou encolher até aos 500 l. o espaço para as pernas dos passageiros segue a lógica inversa. Com as três filas de bancos montadas sobram 120 l para bagagens.
O interior é espaço e confortável, servido por portas amplas. A posição de condução elevada segue o posicionamento SUV do Nissan X-Trail e-Power. Tablier e consola central seguem a disposição conhecida do Nissan Qashqai. Há muita arrumação entre os bancos dianteiros e um pequeno comando para a caixa.
Condução de automóvel elétrico
Ao centro, o ecrã tátil de 12,3'' tem boa visibilidade para todos os ocupantes. Atenta à opinião dos utilizadores, a Nissan manteve controlos físicos para a climatização. À frente do condutor, um ecrã de 12,3'' apresenta as informações relevantes para a condução. As mais importantes são projetadas no para-brisas por um head-up display de grandes dimensões.
Com o motor térmico a trabalhar em fundo, grande parte do tempo inaudível, o Nissan X-Trail e-Power tem o refinamento de um automóvel elétrico. Acelera sem quebras e curva com a segurança da tração integral. Não conduzimos a versão de tração dianteira.
Para reforçar o posicionamento SUV do Nissan X-Trail e-Power e-4orce, o evento incluía um pequeno percurso fora de estrada. Cruzamentos de eixos, pendentes acentuados e muita lama mostraram que o novo Nissan X-Trail e-Power e-4orce não está limitado ao asfalto. Haja vontade de o levar para maus caminhos.