A medida de marketing, verdadeiramente insólita, foi delineada pela Nissan USA: a lançar a nova geração Rogue - conhecido na Europa como X-Trail - no mercado americano, a marca nipónica decidiu convencer os clientes da excelência do seu novo modelo, promovendo test-drives... com o rival directo, o Toyota RAV4!
A notícia foi avançada por vários meios de informação oriundos do outro lado do Oceano Atlântico, entre os quais, as publicações Automotive News e Carscoops.
Segundo estas publicações, a medida de marketing deverá entrar em vigor já no próximo mês de dezembro, sendo que a Nissan USA, espera que, cerca de metade dos seus 1.074 concessionários nos Estados Unidos da América, adoptem esta surpreendente estratégia.
No entanto e para um responsável da conhecida empresa de dados de mercado e tendências de consumo J. D. Power, Tyson Jominy, esta estratégia não deixa de ser um risco, já que, defende em declarações à AutoNews, "uma percentagem de clientes vão, inevitavelmente, valorizar as diferenças entre os dois modelos, de forma diferente da esperada" pela Nissan.
Este último orgão de comunicação terá, inclusivamente, tido acesso a uma mensagem de vídeo enviada pela responsável da Nissan USA para as Vendas e Operações Regionais, Judy Wheeler, em que esta responsável afirma que, "nós sabemos que, quando os clientes observarem o novo Rogue, lado-a-lado com o RAV4, vão ficar surpreendidos com os nossos níveis de qualidade, tecnologia avançada, design premium... e, mais do que tudo, com o excelente valor geral".
LEIA TAMBÉM
Eis o X-Trail americano. Novo Nissan Rogue de cara lavada e renovado
Já em declarações à AutoNews, Wheeler deixou a garantia de que, "quando se testa o nosso modelo, face aos principais concorrentes, estamos certos de que o cliente acabará por comprar este veículo [o Nissan Rogue], porque é muito melhor".
A resposta da Toyota
Quanto à Toyota, a Carscoops avança que já tem conhecimento da estratégia da Nissan USA, sentindo-se "lisonjeada" pela escolha da rival. Com o chefe de vendas da Toyota USA, Bob Carter, a acrescentando, em declarações à mesma publicação, que "estamos confiantes de que os concessionários e clientes deles [Nissan] irão apreciar a qualidade, valorização, versatilidade e equipamento de segurança que fazem do RAV4 o SUV compacto número de vendas, nos EUA".
De referir ainda que esta ortodoxa campanha da Nissan USA, tem a designação interna de "Rogue Gone Rogue" e faz parte de uma estratégia publicitária mais ampla, que deverá manter-se por quatro meses, e que, segundo Wheeler, é também "a campanha de marketing mais robusta na história da Nissan".
Quanto aos modelos propriamente ditos, importa dizer que a nova geração Rogue tem um preço de venda aconselhado, nos EUA, de 25.650 dólares (21.595 euros), ao passo que o novo Toyota RAV4, idêntico ao comercializado em Portugal, apresenta como preço recomendado de entrada 26.050 dólares (21.932 euros).
Já em termos de motorizações, ambos os modelos são propostos com quatro cilindros 2,5 litros, embora a debitar, no caso do Nissan, 184 cv e 245 Nm de binário, enquanto o Toyota anuncia 206 cv e 249 Nm. Sendo que, no primeiro caso, o bloco surge conjugado com caixa CVT e tracção dianteira (o sistema 4x4 é opcional e pago à parte), ao passo que, no Toyota, a escolha reside numa transmissão automática de oito velocidades.