A Nissan revelou a nova geração de comerciais compactos que chegam ao mercado em novembro com a designação Townstar e sem oferta diesel. A gama vai ser disponibilizada apenas em versões elétricas ou a gasolina.
A Nissan vai lançar a nova geração de comerciais compactos Townstar que se destina a substituir os atuais NV250 e e-NV200, a partir do próximo mês de novembro. O novo modelo foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e partilha a plataforma com os novos Renault Kangoo e o Mercedes-Benz Citan.
Contudo, ao contrário daqueles dois modelos, o novo Nissan Townstar não vai ter motorizações diesel. A oferta vai assentar exclusivamente em duas opções de motorização: elétrica, com bateria de 44 kWh, autonomia de até 285 km, potência de 90 kW e binário de 245 Nm; gasolina, baseada no bloco de 1,3 litros com 130 cv de potência e 240 Nm de binário.
Em termos de imagem, o novo comercial compacto da Nissan é o primeiro modelo europeu a receber a nova identidade da marca e o mais recente a ser lançado no âmbito do plano de transformação Nissan NEXT, que dá prioridade ao crescimento sustentável e à sustentabilidade financeira em todas as operações globais da empresa.
A versão elétrica vai "herdar" algumas caraterísticas estéticas do crossover Ariya, designadamente os faróis LED com design exclusivo e um escudo frontal aerodinâmico que integra um padrão Kumiko intricado e um novo design da caraterística dianteira V-motion da Nissan, com luzes de circulação diurna
Dois comprimentos carroçaria
A versão furgão do Townstar estará disponível em dois comprimentos de carroçaria - L1 e L2 - que oferece um volume útil de carga até 3,9 m3 com antepara de segurança. O compartimento de carga permite acomodar duas europaletes, enquanto a capacidade pode chegar aos 800 kg. Além disso, a capacidade de reboque é de 1500 kg.
O acesso ao compartimento de carga é efetuado por duas portas traseiras assimétricas (60:40), que podem abrir num ângulo até 180º.
O novo Nissan Townstar será proposto com um vasto conjunto de tecnologias de segurança e de assistência ao condutor, incluindo a Assistência Inteligente a Ventos Laterais e Assistência Inteligente à Oscilação de Reboque, Travagem de Emergência Inteligente com Deteção de Peões e Ciclistas e Assistência em Cruzamentos, bem como o Estacionamento Automático e Cruise Control Inteligente.
LEIA TAMBÉM
Com vendas a cair. Nissan acaba com pick-up Navara na Europa
O novo comercial compacto da Nissan estreia também a Câmara de Visão 360º pela primeira vez no segmento, democratizando esta tecnologia de ponta. Usando um conjunto de câmaras, o sistema exibe uma visão geral de 360 graus da área ao redor do automóvel, proporcionando aos condutores total tranquilidade nas manobras em cidade.
Garantia cinco anos
A versão elétrica poderá ser equipada com o sistema avançado de assistência ao condutor Nissan ProPILOT, que oferece um auxílio útil aos condutores em autoestrada, já que o sistema permite que o veículo diminua a velocidade automaticamente (até uma paragem total se necessário) e acelere seguindo o veículo à sua frente, além de mantê-lo alinhado na faixa, mesmo em curvas.
O novo Townstar irá beneficiar da garantia de cinco anos ou 160 mil quilómetros, que abrange a proteção total para o veículo, garantia de pintura, peças e acessórios originais e assistência na estrada. A versão elétrica conta ainda com uma garantia de oito anos para a bateria ou 160 mil quilómetros.