Nissan. Sucessor do LEAF será um crossover elétrico

No âmbito do programa Nissan EV360, a marca japonesa anunciou a produção de um crossover na fábrica de Sunderland que será o sucessor do LEAF.

No âmbito do programa Nissan EV360, a marca japonesa anunciou a produção de um crossover na fábrica de Sunderland que será o sucessor do atual LEAF.

A Nissan anunciou um investimento de 486 milhões de euros na produção na fábrica de Sunderland, no Reino Unido, de um crossover elétrico de nova geração que virá suceder ao LEAF.

A marca adianta que o novo modelo elétrico irá beneficiar da sua experiência de crossover, oferecendo estilo, eficiência e tecnologia de bateria de última geração para facilitar o acesso à mobilidade elétrica.

Ashwani Gupta (Nissan), Patrick Melia (presidente do conselho de Sunderland) e Lei Zhang (CEO da Envision)

O novo crossover elétrico ser construído sobre a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitusibishi, tendo sido projetado para mercados globais. A produção britânica será exportada para mercados europeus tradicionalmente fornecidos pela unidade de Sunderland. A capacidade de produção estimada é de 100.000 unidades por ano.

As baterias de nova geração serão fornecidas pela Envision AESC, que opera uma fábrica em Sunderland para a produção das baterias do Nissan LEAF. A equipa da fábrica do Reino Unido já conta com nove anos de experiência no fornecimento de baterias para o LEAF e para o e-NV200, tendo produzido células, módulos e conjuntos suficientes para abastecer 180.000 automóveis elétricos em 44 países.

Baterias fornecidas pela Envision AESC

Para apoiar esta alocação ao novo modelo, a Envision AESC vai investir 450 milhões de libras para construir a primeira gigafábrica do Reino Unido no International Advanced Manufacturing Park (IAMP), adjacente à fábrica da Nissan, alimentada por energia renovável e que será pioneira na próxima geração de tecnologia de baterias.

A nova gigafábrica, que contará com uma produção inicial de 9GWh, irá receber um investimento potencial da próxima fase superior a dois mil milhões de euros, chegando até 25GWh e criando 4.500 novos empregos verdes de alto valor no região em 2030, com potencial no local para até 35GWh. 

A nova fábrica aumentará a competitividade de custos das baterias de VEs produzidas no Reino Unido, nomeadamente através de uma nova célula de bateria Gen5 com 30% mais densidade de energia, o que melhora a autonomia e a eficiência. Este compromisso impulsionará os novos automóveis da Nissan, apoiando a localização contínua de peças e componentes, com tecnologia avançada. Isto tornará as baterias mais baratas e os automóveis elétricos mais acessíveis para um número crescente de clientes no futuro.  

Hub em Sunderland

A produção do novo crossover elétrico está integrado no programa EV36Zero, que representa um investimento superior a 1,15 mil milhões de euros num centro de vanguarda para a produção de veículos elétricos e na criação do primeiro ecossistema de fabrico de automóveis elétricos a nível mundial.

Localizado na fábrica de Sunderland, o Nissan EV36Zero irá acelerar a progressão da empresa em direção à neutralidade de carbono e oferecer uma nova solução de 360 graus para a mobilidade automóvel com emissões zero. 

LEIA TAMBÉM
Esperado para o final do ano. Nissan Ariya faz aparição pública no Mónaco

Este projeto foi lançado com um investimento inicial de 1,15 mil milhões de euros pela Nissan e seus parceiros, a Envision AESC, uma empresa global líder em tecnologia de baterias, e a Câmara Municipal de Sunderland. O Nissan EV36Zero é composto por três iniciativas interligadas que combinam automóveis elétricos, energia renovável e produção de baterias, definindo assim um modelo para o futuro da indústria automóvel.