Eis o X-Trail americano. Novo Nissan Rogue de cara lavada e renovado

A Nissan acaba de dar a conhecer a nova geração do Rogue, o irmão-gémeo norte-americano do europeu X-Trail, apostada num novo design e tecnologias.

A iniciar mais uma etapa particularmente difícil na sua existência e que passa por fecho de fábricas e cortes nos investimentos, a Nissan procura atenuar os efeitos negativos, não só desta medida, como da própria pandemia de coronavírus, mostrando inovação e irreverência. Desta feita, através da apresentação do Rogue, o irmão norte-americano do X-Trail, cuja nova geração se destaca, principalmente, pela estética e tecnologia.

É, de resto, por este motivo, que o Nissan Rogue tem interesse para os consumidores europeus - porque mostra aquilo que, muito provavelmente, vamos poder ver, na próxima geração X-Trail!

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Aliás, a primeira antevisão, também, do próximo X-Trail, teve origem, precisamente, do outro lado do Atlântico, com a divulgação, pelos nossos companheiros da Allcarnews, daquelas que eram primeiras imagens do novo Rogue. E que, diga-se, acabaram tendo, neste momento, a sua total confirmação.

Começando, de resto, pelo design exterior do modelo agora desvendado, confirmada fica uma frente totalmente reformulada e cujas linhas não escondem as semelhanças com a linguagem de design desvendada com a nova geração Juke, a que se junta, depois, um perfil bem menos audaz, ainda que complementado pelas tradicionais protecções em plástico, para em seguida terminar numa traseira marcada por um enorme portão traseira e pequenos farolins... a fazer lembrar, um pouco, o atual Toyota RAV4.

Sem alterações em termos de plataforma, o novo Nissan Rogue não deixa de apresentar, igualmente, algumas evoluções técnicas, como é o caso da grelha frontal com lamelas que, a velocidades mais elevadas, impedem a entrada de ar, melhorando, assim, a aerodinâmica.

Já no interior do habitáculo, o anúncio de uma melhoria na qualidade de construção e de materiais, a par de tablier totalmente redesenhado. Do qual se destaca não somente o painel de instrumentos 100% digital de 12,3", mas também um novo ecrã tátil, parte do sistema de infoentretenimento, que com as suas 9 polegadas, candidata-se a ser o maior do segmento. Já para não falar no head-up display de 8", nas entradas USB de dois tipos (A e C), assim como na ligação wireless Apple Car Play, esta última e ao contrário do que acontece com as mais tradicionais ligações Apple CarPlay e Android Auto, proposta como opcional.

Quanto à habitabilidade, a vantagem não só de portas traseiras que abrem num ângulo de 90 graus, facilitando o acesso a um banco traseiro onde, promete a marca, não faltará espaço para pernas. Isto, além de conforto.

Já no domínio da segurança, a presença, em toda a gama, do conhecido pacote ProPILOT da Nissan, sendo que, as versões mais equipadas, ganham ainda navegação permanentemente conectada. A qual, graças ao cruzamento das informações do sistema de navegação com os dados do GPS, consegue levar o Rogue a reduzir a velocidade na aproximação a cruzamentos, curvas e rampas. Algo que o novo modelo também consegue fazer sozinho, em função dos sinais de velocidade que vai encontrando na estrada.

Mas se, todos estes atributos, poderão facilmente marcar presença também no europeu X-Trail, já o único motor disponível no Nissan Rogue, um quatro cilindros 2,5 litros a gasolina naturalmente aspirado, a debitar 182 cv de potência e 237 Nm de binário, dificilmente ganhará destaque no Velho Continente. E, ainda mais, quando e como é o caso, conjugado com uma transmissão CVT, a que se junta ainda a possibilidade de optar entre tracção integral ou apenas dianteira.

Embora, para já, ainda sem preços conhecidos, o novo Nissan Rogue deverá estar disponível no mercado norte-americano, durante o próximo Outono de 2020.