Nissan quer fazer clone do Twingo EV

A Nissan está em conversações com a divisão de veículos elétricos da Renault, Ampere, acerca da produção para a Europa de um novo modelo para o segmento A, baseado no Twingo EV.

A Nissan pretende entrar no segmento A dos veículos elétricos na Europa e está em conversações com a divisão Ampere do parceiro da Aliança Renault-Nissa-Mitsubishi para o desenvolvimento de um modelo de segmento A baseado na plataforma Ampr Small que também será utilizada pelo futuro Twingo, bem como pelo Renault 4 e 5.

Em declarações à imprensa, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, revelou que a Nissan tem planos para voltar a entrar no segmento dos carros urbanos da Europa pela primeira vez em mais de dez anos, recorrendo a uma plataforma fornecida pelo parceiro francês.

A Nissan está a preparar a revelação de um sucessor elétrico do Micra, baseado na plataforma Ampr Small, estando isso previsto para 2025. Makota Uchida adiantou que quer manter o “momento positivo” da colaboração técnica entre as duas empresas com um segundo modelo.

Contudo escusou-se a avançar quaisquer detalhes acerca do aspeto do novo modelo, nem acerca do lançamento ou o posicionamento de preço, mas sublinhou que o motivo principal para a colaboração com a Ampere reside na redução dos custos de desenvolvimento e dos prazos que advêm da utilização de uma plataforma pré-desenvolvida.

Acelerar o desenvolvimento

“Graças a esta parceria, temos o objetivo de otimizar a oferta no mercado europeu. Com a Ampere, queremos um tempo de desenvolvimento muito curto, o que significa que conseguimos introduzir este veículo no mercado num espaço de tempo reduzido”.

A velocidade já é o princípio central dos programas de desenvolvimento da Ampere: da conceção do Twingo à aprovação demorou apenas nove semanas e o objetivo é ter este modelo em produção dentro de dois anos, naquela que é uma tentativa para acompanhar o ciclo rápido de desenvolvimento dos concorrentes chineses.

A Renault já se comprometeu a lançar o Twingo EV no mercado por um preço de aproximadamente 20 mil euros, anunciando um consumo médio de energia em condução urbana de 10 kWh/100 km e uma redução superior a 75% de emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida, quando comparado com modelos correspondentes equipados com motores de combustão interna.

“Queremos um carro inteligente para os condutores do futuro que será bom para os clientes, para nós e para a Ampere. Este carro irá oferecer a conveniência e as funcionalidades avançadas que os clientes querem, mas com dimensões pequenas e com um preço atraente e acessível”.

O CEO da Nissan admitiu que as conversações estão numa fase muito inicial, mas adiantou que isso “não representa um alargamento da nossa cooperação em outros segmentos de veículos” e “demonstra a força da nossa aliança e do nosso desejo partilhado pela inovação para os clientes”.