Primeiras imagens. Nissan revela interior e motores do futuro Qasqhai

A Nissan acaba de divulgar as primeiras imagens do interior do futuro Nissan Qashqai, juntamente com várias outras informações.

Modelo que veio revolucionar as vendas da Nissan na Europa, o Qashqai prepara nova geração, que, ao que tudo indica, deverá chegar ao mercado em 2021. Sendo que, enquanto o momento da apresentação não chega, a marca nipónica aproveita para mostrar as primeiras imagens daquele que será o interior do novo best-seller.

Com a atual geração, lançada em 2013, claramente já na fase descendente da sua existência, aquela que será a terceira geração do Nissan Qashqai é, hoje em dia, aguardada com muita expectativa. Não somente devido aos créditos há muito reconhecidos ao modelo em comercialização, mas também em resultado daquilo que a nova proposta poderá trazer.

Consciente desta realidade, a Nissan mostra, agora, as primeiras imagens oficiais daquele que será o interior do futuro Qashqai e que não deixam de confirmar muitas das expectativas já criadas. A começar e segundo é possível descobrir nas fotos, pela inclusão de um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, totalmente digital e configurável, a que se junta ainda um head-up display de 10,8 polegadas, proposto nas versões mais equipadas.

O novo ecrã táctil de 9 polegadas

Segundo a Nissan, este último, passará mesmo a ser o maior head-up display do segmento, com a capacidade de projectar diversas informações no pára-brisas e na linha de visão do condutor.

Ainda no tablier, destaque para a presença de um generoso ecrã táctil de 9 polegadas, no topo da consola central, parte de um sistema de informação e entretenimento preparado com sistema de compatibilização Android Auto e Apple CarPlay, e que nas versões mais equipadas, não necessita, sequer, de ligação por cabo. Sendo que, optando pelo nível de equipamento topo de gama, a marca nipónica garante ainda um sistema de som BOSE com 10 colunas e subwoofer.

LEIA TAMBÉM
Agendado para 2021. Nissan desvenda os primeiros dados do futuro Qashqai

Continuando nas tecnologias, referência para a presença de um sistema de carregamentos de smartphone por indução, entradas USB e USB-C à frente e atrás, além do sistema da Amazon, Alexa, e de informação sobre o estado do veículo.

Finalmente, a Nissan disponibiliza ainda uma aplicação, denominada NissanConnect, para o smartphone, através da qual o condutor pode, remotamente, ligar as luzes, fazer soar a buzina e destrancar/trancar o carro. Além de poder pré-definir a velocidade máxima, o período de utilização e as zonas onde o veículo pode circular.

O painel de instrumentos 100% digital e configurável

Tecnológico... e mais luxuoso

A par da evolução em termos tecnológicos, a promessa, igualmente, de um maior cuidado no ambiente em geral, no interior do futuro Nissan Qashqai. Nomeadamente, através de um novo estofamento em couro Nappa, o qual leva não menos do que 25 dias a realizar. Sendo que, só o bordar do padrão acolchoado de diamante com efeito 3D, leva mais de uma hora.

A acrescentar a esta novidade, a introdução de um sistema de massagens, com três níveis de funcionamento, nos bancos dianteiros, embora disponível apenas para as versões de topo, ao passo que, soluções como a alavanca da caixa de velocidades mais pequena, só foi possível graças à utilização da tecnologia shift-by-wire.

O novo revestimento em pele Nappa

Caso opte por uma versão equipada com tracção integral, garantido tem, também, um novo selector de modos de condução, em preto brilhante e detalhes metálicos

Maior... e mais espaçoso

O futuro Nissan Qashqai promete, ainda, um crescimento nas dimensões, em particular, no interior do habitáculo, até para não ficar para trás face ao irmão mais pequeno - e, nesta nova geração, com um interior também maior - Juke.

Assim e segundo anuncia a marca nipónica, o próximo Qashqai apresentará um aumento de 28 mm ao nível dos joelhos, zona em que o espaço disponível passará, assim, para os 608 mm, ao mesmo tempo que, em altura, o aumento, tanto nos lugares da frente, como de trás, é de 15 mm.

O novo manípulo da caixa de velocidades e comando do sistema de condução

Passando às dimensões exteriores, o próximo Qashqai cresce em todas as dimensões, anunciando mais 35 mm em comprimento, 32 mm em largura, e 25 mm em altura, que o modelo atualmente em comercialização. Sendo que, até mesmo  na distância entre eixos, garantido está, desde já, um crescimento de 20 mm.

De resto e aproveitar este aumento nas dimensões, surge, também, a bagageira, a qual vê a sua capacidade aumentada em 74 litros, além do nível de carga mais baixo 20 mm. Sendo que, nesta zona, existe ainda uma tomada de 12V, além de pontos de iluminação dos dois lados da área, como forma de garantir uma melhor iluminação à noite.

A gasolina, mas sem Diesel

Finalmente e no que concerne a motores, garantido está, desde já, que o próximo Qashqai não contará com qualquer motorização Diesel, tudo apontando para que surja, em 2021, no mercado, com um 1.3 litros turbo a gasolina, apoiado por um sistema Mild Hybrid. E que, optando pela versão de caixa manual e tracção apenas dianteira, ostentará uma potência máxima de 138 cv.

O novo sistema BOSE

Escolhendo, no entanto, a versão com caixa CVT, a potência subirá para os 155 cv, passando a ser igualmente possível dispor de tracção integral.

Finalmente e já lá mais para a frente, é esperada a introdução de uma motorização híbrida e-Power, a debitar 188 cv no eixo dianteiro, com a particularmente, igualmente, do motor de combustão servir apenas para carregar as baterias que garantem a energia para que o motor elétrico possa fazer rodar as rodas.

Pelo menos, para já, não está prevista qualquer versão Nismo deste novo Nissan Qashqai.

https://youtu.be/B32-XGdYWrE